Taboão inicia vacinação de gestantes e puérperas com bivalente contra covid-19 na segunda-feira

É necessário ter concluído esquema vacinal primário, com duas doses, ou recebido o reforço há quatro meses; vacina 'atualizada' oferece proteção maior contrar variantes

Especial para o VERBO ONLINE

Prefeitura de Taboão amplia vacinação de grupos prioritários com bivalente anticovid ao imunizar gestantes e mulheres que deram à luz há até 45 dias, a partir de 2ª | Divulgação

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra inicia na segunda-feira (20) a imunização de gestantes e puérperas (até 45 dias após parto) com a vacina bivalente contra covid-19, nas 13 UBSs da cidade, das 8h às 16h. Para se vacinar, é necessário ter concluído o esquema primário (duas doses) ou recebido dose de reforço há pelo menos quatro meses – além de apresentar comprovante de vacinação, documento com foto, cartão do SUS e documentos que atestem a condição.

Segundo a secretaria, conforme a 42ª atualização do documento técnico “Campanha de Vacinação contra a Covid-19”, do Governo do Estado, a mulher deverá comprovar que está grávida apresentando cartão de acompanhamento da gestante pré-natal ou laudo médico; se tiver dado à luz há até 45 dias, levar declaração de nascimento da criança, certidão de nascimento ou laudo médico. Grupos prioritários para receber a bivalente são definidos pelo Ministério da Saúde.

O cronograma de vacinação é proposto pelo governo estadual conforme são entregues as doses pelo ministério para distribuição aos municípios. A vacina bivalente, da Pfizer, é uma versão atualizada dos imunizantes já existentes contra a covid-19 e pode oferecer proteção maior contra as novas variantes da ômicron. Até a tarde da terça-feira (14), segundo a prefeitura, Taboão aplicou 6.759 doses da bivalente, em pessoas dos primeiros grupos prioritários já definidos.

A população não deve deixar de se vacinar. “Já estamos aplicando a vacina bivalente em grupos prioritários, como pessoas com 60 anos ou mais, e imunocomprometidos. A partir da próxima segunda-feira, ampliaremos a campanha para gestantes e puérperas. Vale destacar que as pessoas nesses grupos prioritários possuem maior risco de desenvolver complicações pela covid-19, por isso a vacinação é tão necessária”, explicou o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa.

comentários

>