O Conselho Municipal da Mulher de Itapecerica da Serra realizou nesta terça-feira (14) mais uma reunião e discutiu como principal assunto práticas de enfrentamento à violência contra as mulheres. O colegiado fez o anúncio de duas principais ações, uma delas a “Sala Rosa”, local – na sede da Guarda Civil Municipal – de acolhimento para mulheres que já passaram pelo processo de agressão física e têm medida protetiva, com previsão de início ainda neste mês.
O conselho destacou também a implantação da patrulha “Guardiã Maria da Penha”, formalizada na última sexta-feira (10). A iniciativa consiste no treinamento da GCM para visitar mulheres suscetíveis à violência de gênero e garantir que as medidas protetivas concedidas pela Justiça sejam de fato cumpridas pelos potenciais agressores. O secretário Gustavo Mariani (Segurança), subcomandante da Guarda, GCM Cícero, e o assessor GCM Neves esclareceram sobre a ação.
As conselheiras comemoraram ainda o anúncio de que o município irá contar com mais um instrumento de combate ao crime de gênero, a aquisição de uma nova viatura, com previsão de entrega também até o fim de março. Os presentes abordaram ainda a lei que obriga restaurantes, bares e casas noturnas a adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. As reuniões do Conselho da Mulher são abertas ao público, a população é convidada a participar.