Aprígio sugere que mães mentem sobre retirada de van escolar para autistas, mas admite ‘readequar’

Responsáveis pelas crianças fizeram denúncia em rádio na 6ª-feira; governo não respondeu à emissora, só após mais de 9 horas emitiu nota e disse rever critérios

Especial para o VERBO ONLINE

Prefeitura de Taboão da Serra; governo disse que a retirada do transporte escolar a alunos autistas é 'falsa', mas admite 'readequação dos critérios para ofertar' o serviço | AO/Verbo

O governo Aprígio (Podemos) cancelou o transporte escolar gratuito para crianças autistas, noticiou na sexta-feira (10) a BandNews FM. A rádio informou que alunos com o distúrbio neurológico não podem mais usar as vans para irem às aulas ao ouvir mães que reclamaram que a administração municipal deixou de oferecer o serviço sem justificativa e sem avisar. A gestão não respondeu à emissora e só à noite, após muitas horas, emitiu uma nota sobre a denúncia.

Conforme veiculou a rádio, a recepcionista Tatiane Almeida Soares, mãe do Miguel, de 10 anos, disse precisar de um atendimento especial para o filho – que utiliza o transporte escolar gratuito na cidade desde 2019. “É necessário. O autismo, em si, já carrega alguma comorbidade, algo a mais. Ele tem TDAH [déficit de atenção e hiperatividade], não tem noção de perigo. É muito difícil ir numa van lotada. E as finanças [ter de gastar com serviço particular], também não dá”, disse.

Os pais se queixaram da falta de orientação da prefeitura sobre as mudanças no transporte aos alunos. Tatiane contou que soube apenas pelo motorista do carro escolar. “Eu fiquei sabendo pelo ‘tio’ da van. Não me ligaram de nenhum lugar. Só o ‘tio’ que mandou mensagem, explicando que eles iam selecionar os mais necessários. Como se os outros não fossem – para estar dando a vaga. E que eu procurasse a escola, que lá iam me dar mais informações”, falou.

A emissora relatou que a família do Vinícius, de 6 anos, também está aflita com a alteração no serviço de van aos alunos e já refaz os planos. A mãe do estudante com autismo, Roberta Araújo, avalia que a nova rotina com o filho será difícil. “As coisas ‘tá’ bem complicada por aqui. A gente foi pega de surpresa. Eles falaram agora sobre o transporte escolar. […] Diz que os autistas não ‘vai’ ter mais direito. Só autista com comorbidade tipo TDAH. Tá bem dificultoso”, contou.

A apresentadora do jornal ficou impressionada. “Caramba, o que diz a prefeitura? Para justificar, se é que tem uma justificativa”, disse. “Ainda nada. Ainda não se pronunciou. A gente está procurando a Prefeitura de Taboão da Serra […] desde cedo. A assessoria diz que estão emitindo uma nota. Enquanto isso, os familiares angustiados, porque haverá revisão no sistema para oferecer o transporte para crianças com mais necessidades do que outras”, explicou a repórter.

“Como é que vai ser feita essa avaliação? Há essas dúvidas, essa incerteza. E desde segunda-feira familiares já estão com uns cortes já em relação ao oferecimento do transporte escolar gratuito, que é um direito conquistado”, salientou a repórter. “Ficar sabendo dessa forma, pelo ‘tio’ da van? É um desrespeito acima de tudo. […] Ô prefeitura de Taboão da Serra, vai demorar mais quanto tempo para emitir a tal da nota? Qual a explicação? Qual argumento?”, cobrou a apresentadora.

A BandNews levou o caso ao ar às 11h30, mas procurou a prefeitura antes, como reportou. A Secretaria de Comunicação de Aprígio demorou mais de nove horas para se manifestar, divulgou nota em público somente às 20h30. O governo ainda sugeriu que as mães mentiram. “O governo municipal reitera que a retirada do transporte escolar para crianças com deficiência e autismo é FALSA”, publicou, em rede social. No site, a gestão suavizou e mencionou “inverídica”.

No entanto, o governo admitiu que a Secretaria de Educação está fazendo “readequação dos critérios para ofertar o transporte público aos estudantes da rede municipal, levando em consideração a dificuldade de mobilidade, locomoção e autonomia no trajeto casa/escola – escola/casa”. Disse ainda que as escolas, “através de seus gestores, estão avaliando caso a caso e convocando as famílias para reuniões para esclarecer questões sobre o transporte escolar”.

VEJA NOTÍCIA DA BANDNEWS FM COM RELATO DE MÃES SOBRE RETIRADA DO TRANSPORTE ESCOLAR PARA ALUNOS AUTISTAS

Fonte: BandNewsFM

VEJA NOTA EM QUE O GOVERNO APRÍGIO DIZ, NO SITE DA PREFEITURA, QUE DENÚNCIA DE MÃES DE AUTISTAS É ‘INVERÍDICA’…

…MAS NA REDE SOCIAL AFIRMA QUE AFIRMAÇÃO DAS MÃES SOBRE RETIRADA DO TRANSPORTE ESCOLAR É ‘FALSA’

Imagens: Site e Rede Social da Prefeitura de Taboão da Serra

comentários

>