Um homem de 19 anos armado fez pelo menos cinco reféns durante uma tentativa de assalto a uma loja das Casas Bahia em Taboão da Serra, no Pirajuçara, fato que mobilizou vários policiais e deixou moradores da região mais populosa do município assustados, na tarde desta terça-feira (31). As pessoas – clientes e funcionários do comércio – foram libertadas após a chegada da polícia e operação de negociação. A ocorrência teve início por volta de 14h30.
A polícia foi chamada para atender um caso de roubo, mas os agentes “localizaram um suspeito armado com um revólver” no endereço, segundo a Secretaria Estadual de Segurança. A área – no coração do Pirajuçara, com duas grandes redes de varejo de móveis e eletrodomésticos do país no local – foi isolada e o trânsito, desviado. Policiais militares do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) foram acionados para negociar com o assaltante a libertação dos reféns.
Em clima de tensão, o assaltante estaria segurando uma das vítimas quando começou a negociação com os policiais. O coronel Ricardo Nery, comandante do Gate, relatou que o criminoso estava nervoso, exaltado, e chegou a engatilhar a arma algumas vezes – atiradores de elite se posicionaram em prédios da região. Ele pediu a presença da imprensa e da namorada, que conversou com o rapaz – ele estaria em saída temporária da prisão, após condenações por roubo.
Após cerca de duas horas de cerco, o assaltante se entregou à polícia e foi preso, por volta de 16h30. Os reféns não foram feridos, mas alguns ficaram muitos abalados e foram assistidos. “Ele acabou ouvindo o negociador, acabou se entregando. Um refém se sentiu mal, mas não foi ferido. Foi provavelmente nervosismo”, disse o coronel Nery. O criminoso foi levado à 2ª Delegacia de Taboão (Pirajuçara) e deverá responder por cárcere, roubo qualificado e resistência a prisão.