A Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra realizou mais uma etapa da campanha de castração e microchipagem de cachorros e gatos, gratuita, na quinta-feira passada (26), no Valo Velho, na Escola Municipal Anacá. O Centro de Controle de Zoonoses tinha a previsão de atender 150 animais, entre os previamente cadastrados pelos tutores. A primeira ação, com o mesmo número de procedimentos previstos, aconteceu no último dia 12, no Parque Paraíso.
A castração traz inúmeros benefícios para a saúde de cães e gatos – previne a gravidez e protege contra várias doenças que podem levar o animal a óbito, ressalta a autarquia. “O controle da natalidade dos animais evita diversos problemas, e também faz parte do serviço da saúde pública. É muito importante para a saúde do animal fazer o controle da procriação, assim evitamos também o abandono”, disse o prefeito Francisco Nakano (PL), que acompanhou a ação.
Parte dos tutores que se cadastraram para a ação não compareceu. “O não comparecimento tem comprometido o cronograma preestabelecido. Na primeira [ação] faltaram 55 e hoje [nesta quinta] 25 animais”, disse a coordenadora de Saúde, Wanessa Gerona. Mais ações ocorrerão até totalizar 1.800 atendimentos. A campanha de castração está sendo realizada com verba de emenda parlamentar obtida por intermédio da vereadora Irmã Rose (Republicanos).