A Secretaria de Segurança de Taboão da Serra ampliou as possibilidades de patrulhamento da cidade, com a implantação do monitoramento aéreo com uso de drone – o aparelho é operado pela Guarda Civil Municipal (GCM). Taboão (com apenas 20,4 km²) contabilizou de janeiro a outubro 1.415 assaltos, mais de cinco por dia, e 203 roubos de veículos – no mesmo período do ano passado, registrou quadro ainda pior, 1.930 e 223 ocorrências, respectivamente.
Nos dias 16 e 17, a GCM realizou uma ação de patrulhamento aéreo no Pirajuçara. Com o auxílio das imagens obtidas por meio do drone, visualizou e acompanhou em tempo real uma moto que trafegava em alta velocidade na estrada Kizaemon Takeuti, próximo ao Poupatempo. Segundo a secretaria, além do excesso de velocidade, o motociclista não respeitou as sinalizações, avançou o sinal vermelho e colocou em risco a vida de outros condutores e pedestres.
“Através da operação com drone foi possível verificar o local onde o condutor estacionou a moto e, de imediato, foram acionadas as equipes de rua, que efetuaram a abordagem ao suspeito e foram tomadas as medidas administrativas”, disse o comandante da GCM, Nivaldo Menocci. Segundo a secretaria, com o monitoramento por drone, a GCM pode visualizar infratores e criminosos “com maior precisão e, assim, empregar a melhor estratégia para a situação”.