Os candidatos eleitos no Estado de São Paulo serão diplomados nesta segunda-feira (19), às 11h, em cerimônia na Sala São Paulo, na capital paulista. Receberão o certificado da Justiça Eleitoral os 94 deputados e deputadas estaduais, 70 deputados e deputadas federais, o senador Marcos Pontes e os dois suplentes, o governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) e vice, Felício Ramuth (PSD). O evento será transmitido simultaneamente no canal do TRE-SP no YouTube.
Entre os deputados estaduais eleitos, Analice Fernandes (PSDB), Eduardo Nóbrega (Podemos) e Najara Costa (PSOL) também serão diplomados – representantes da região sudoeste da Grande São Paulo. Analice foi eleita, com 90.135 votos, para sexto mandato. Nóbrega teve 53.607 votos e assumirá o cargo na Assembleia Legislativa pela primeira vez. Najara também vai “estrear”, eleita em candidatura coletiva (Monica do Movimento Pretas) com 106.781 votos.
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidato foi eleito ou eleita e está apto ou apta a tomar posse. A entrega do diploma acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. O certificado é indispensável para a posse no cargo. Embora a diplomação ocorra no fim de dezembro, os eleitos só tomarão posse em 15 de março.