RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itapecerica da Serra abriu nesta quarta-feira (16) inscrição para o serviço de castração de animais – cães e gatos – sem raça definida em ação voltada a famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. No total, serão 1.800 vagas. Segundo a prefeitura, os moradores poderão se inscrever apenas de forma presencial na unidade de saúde mais próxima de casa, através de agentes comunitárias de saúde.
“Os responsáveis pelos animais sem raça definida devem comparecer às unidades portando um documento com foto e comprovante de renda e de endereço”, explica a superintendente (secretária) da Autarquia Municipal de Saúde, Patrícia Nicastro. As inscrições serão feitas até esgotar o número de vagas estabelecido, sem data definida. O serviço de castração, gratuito, deve acontecer apenas no ano que vem – está previsto para os dias 12 e 26 de janeiro.
O serviço visa o controle reprodutivo de cães e gatos em Itapecerica e, consequentemente, evitar que filhotes sejam abandonados nas ruas e que sofram maus tratos, além de ser uma ação preventiva de cuidados com a saúde dos pets. A autarquia informa que não existe limite de idade para que um animal possa ser castrado, mas ressalta que uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser submetida ao procedimento.
Para gatos, a castração exige mais rapidez, já que, enquanto a cadela entra no cio a cada seis meses, uma felina pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação. “A castração evita que os pets apresentem tumores de próstata e de mama, ajuda a moldar o comportamento dos bichinhos em relação à agressividade e à demarcação de território, além de proporcionar o controle populacional”, destaca a médica veterinária Daniela Ferreira, do CCZ.
SERVIÇO
Inscrição para serviço de castração do CCZ de Itapecerica da Serra
Desde 16 de novembro. Procedimento previsto em 12 e 26 de janeiro de 2023