RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra inicia neste dia 17 de novembro a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades contra a covid-19, das 8h às 16h. A imunização, porém, não acontecerá todos os dias nos 13 postos de saúde da cidade, mas conforme cronograma estabelecido pela secretaria. Nesta quinta-feira, por ser o primeiro dia, a vacina será aplicada nas UBSs Parque Pinheiros e Clementino.
Na sexta-feira (18), a vacinação acontecerá nas UBSs Santa Cecília, Suiná, e Jardim das Margaridas. Na segunda-feira (21), nas UBSs Panorama, Record/Ponte Alta, e Silvio Sampaio. Na terça-feira (22), nas UBS Santo Onofre, e Oliveiras/Marabá. E na quarta-feira (23), nas UBSs Jardim América, Salete, e Parque Assunção (Dra. Maria José de Albuquerque). Cada UBS seguirá vacinando no dia correspondente – o uso de máscara continua obrigatório nas UBSs.
Conforme o “documento técnico” sobre a vacinação contra covid-19 da Vigilância Epidemiológica Estadual na 41ª atualização, a vacina utilizada será a Pfizer Baby (“Comirnaty”) – do frasco com tampa de cor vinho, a única liberada pela Anvisa para o público de 6 meses a menos de 3 anos. O esquema vacinal será em três doses, com intervalo de quatro semanas (28 dias) entre a primeira e a segunda dose, e de oito semanas (56 dias) entre a segunda e a terceira.
“Taboão da Serra recebeu um lote inicial com 500 doses da Pfizer Baby. Devido a quantidade limitada e para assegurar que todas as doses sejam aplicadas, neste primeiro momento criamos um esquema especial para a vacinação das crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, a partir desta quinta-feira, e também haverá ‘xepa’ [dose remanescente do frasco] seguindo o mesmo cronograma”, explicou o secretário José Alberto Tarifa (Saúde).
Para o público-alvo no momento (crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses com comorbidades) receber o imunizante, é necessário apresentar documento da criança, documento oficial com foto e CPF do responsável, comprovante de residência, cartão do SUS, caderneta de vacinação, além de comprovante com CRM (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, etc.) que demonstre que a criança pertence a um dos grupos de risco seguintes:
– Diabetes mellitus;
– Pneumopatias crônicas graves;
– Hipertensão arterial resistente (HAR);
– Hipertensão arterial estágio 2;
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
– Imunocomprometidos;
– Hemoglobinopatias graves;
– Obesidade mórbida;
– Síndrome de Down;
Doenças cardiovasculares:
– Insulficiência cardíaca (IC);
– Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
– Cardiopatia hipertensiva;
– Síndromes coronarianas;
– Valvopatias;
– Miocardiopatias e pericardiopatias;
– Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
– Arritmias cardíacas;
– Cardiopatias congênitas;
– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
– Doenças neurológicas crônicas;
– Doença renal crônica.
SERVIÇO
Vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos (e 11 meses) com comorbidades contra covid-19 em Taboão da Serra
A partir desta quinta-feira (17), das 8h às 16h, conforme o seguinte cronograma:
– 2ª-feira: UBSs Panorama, Record/Ponte Alta, e Silvio Sampaio;
– 3ª-feira: UBSs Santo Onofre, e Oliveiras/Marabá;
– 4ª-feira: UBSs Jardim América, Salete, e Parque Assunção (Dra. Maria José de Albuquerque).
– 5ª-feira: UBSs Parque Pinheiros, e Clementino;
– 6ª-feira: UBSs Santa Cecília, Suiná, e Jardim das Margaridas
(fonte: Prefeitura de Taboão da Serra)