RÔMULO FERREIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A Prefeitura de Taboão da Serra inicia neste sábado (17), a partir das 15h, um projeto piloto que visa proporcionar mais espaços de lazer para a população. De início, o “Rua Viva” será implantado no Pirajuçara, na avenida Fernando Fernandes, que estará fechada para carros e aberta para os pedestres, para circulação das pessoas. Como a ação está em fase de experimentação, os dias e horários de fechamento das vias públicas escolhidas poderão variar.
O projeto busca a utilização de espaços públicos, a renovação das formas de uso e a ampliação das oportunidades de lazer, cultura, entretenimento e cidadania para a população taboanense. Segundo a prefeitura, as crianças poderão brincar ao ar livre, os jovens e adultos poderão levar bicicleta, patim, skate, jogar bola, passear com animais de estimação, em desfrute da via pública transformada em área de recreação para utilização por toda a família.
Cada fim de semana terá uma programação com atividades variadas, como intervenções culturais e esportivas – artistas taboanenses e da região poderão se apresentar para a população. Além do fechamento para carros e abertura para lazer da Fernando Fernandes, o projeto incluirá, em etapa posterior, a rua Luís Carlos Ventura, vizinha à avenida. A prefeitura prevê ampliação do “Rua Viva”, com edições da iniciativa em outras localidades de Taboão.
As vias escolhidas serão reabilitadas com intervenções urbanísticas. No Pirajuçara, por exemplo, a prefeitura anuncia instalação de mobiliários, bancos, bicicletário, ciclofaixa, playground, banheiros públicos e a construção de base da Guarda Civil Municipal. Já o paredão da Fernando Fernandes será destinado à intervenções culturais de artistas locais. O governo não informou o período em que a avenida ficará fechada – quando a via será reaberta ao tráfego.