Aprígio abre creche com Igreja Católica para 90 crianças em tempo integral no Jd. Trianon

Especial para o VERBO ONLINE

Creche conveniada pela prefeitura de Taboão com a Cáritas de Campo Limpo na Igreja São Francisco de Assis no Jd. Trianon, para crianças de 2 e 3 anos | PMTS

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O prefeito Aprígio (Podemos) inaugurou na última sexta-feira (2) uma creche conveniada – chamada PAC (Programa de Atendimento à Criança) – com a Cáritas Diocesana de Campo Limpo (braço social da Igreja Católica) no Jardim Trianon, na periferia de Taboão da Serra. O PAC São Francisco de Assis, nome da igreja (comunidade) no bairro, atenderá no total 90 crianças de 2 e 3 anos, em período integral. As aulas começaram na segunda-feira (5).

Estruturado para receber as crianças, o espaço tem quatro salas de aula para turmas de maternal e minimaternal, sala dos professores, amplo refeitório que poderá receber atividades coletivas, banheiros e bebedouro infantil. O governo diz ter entregue ao PAC kits de material escolar e de prevenção ao coronavírus para distruição aos alunos. Aprígio disse ter certeza de que “esse PAC será bem aceito e muita gente vai querer vir pra cá pelo atendimento”.

A secretária Dirce Takano (Educação) disse que a creche integral é uma das principais demandas da pasta. “Aqui atenderemos 90 crianças em período integral, uma solicitação quase que unânime da rede, para que a família possa trabalhar e deixar as crianças em um local acolhedor e em segurança. Fico muito feliz em inaugurar nessa gestão uma unidade em parceria com Cáritas, onde a gente sabe, de fato, que se preocupa com as pessoas”, declarou.

A cerimônia de inauguração reuniu pais e responsáveis de alunos matriculados, diretores de escolas e supervisores de ensino, além de vereadores e secretários. O VERBO não acompanhou o ato, por não ter sido avisado pelo governo – a Secretaria de Comunicação, chefiada por um secretário, Arnoldo Landiva, que não é da área (não é jornalista), não convidou todos os veículos de imprensa locais, apenas os que abastece com verba de publicidade do município.

Um dia depois da inauguração, o padre Weliton Angelino, pároco da Paróquia Santa Ana e São Joaquim à qual pertence a Igreja São Francisco, falou com este portal e ressaltou a iniciativa. “Temos ali uma área construída de mais de 400 m2 que a comunidade com muita luta construiu ao longo de 40 anos, que estava subutilizada – só utilizamos aos fins de semana para as pastorais. Debatendo com o conselho da comunidade, apareceu a ideia da creche”, disse.

“Procuramos a secretaria, que disse que ali há uma fila de espera gigante. Adequamos o espaço e, através da Cáritas, firmamos o convênio, em tempo integral. As crianças chegam às 7h e saem às 17h, tomam cinco refeições. Geramos 14 empregos diretos, para moradores do bairro. São 90 famílias que serão abençoadas, poderão trabalhar e deixar as crianças em lugar seguro para serem educadas, alimentadas, com uma equipe profissional”, ressaltou padre Weliton.

comentários

>