ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
O ex-secretário de Embu das Artes Jones Donizette é candidato a deputado estadual pelo Solidariedade, oficializado em convenção no dia 30 de julho. Ele foi lançado para disputar uma das 94 cadeiras da Assembleia Legislativa (Alesp) pelo mentor político, Ney Santos (Republicanos), hoje prefeito de Embu cassado, para tentar “ajudar” Ely Santos (Republicanos) a se eleger deputada federal, em dobrada com a irmã de Ney em Itapecerica da Serra, onde é nascido.
Em 2017, então secretário em Embu, Jones foi o “idealizador” e responsável por implantar um dos primeiros projetos do governo Ney, o “Cartão Cidadão”, mas a Justiça julgou ilegal e barrou, ao apontar que visava restringir o acesso aos serviços de saúde e criava burocracia. Ney chegou a dizer que “se esse ‘Cartão Cidadão’ não dar certo, você vai para o Maranhão e me leva junto”. Em 2020, Jones foi candidato a prefeito de Itapecerica e ficou em terceiro (9.875 votos).
Com 123.695 eleitores, Itapecerica sempre elegeu candidatos ao Legislativo estadual de fora da cidade. Jones diz que agora pode ser diferente. “Acredito que está na hora de Itapecerica da Serra ter um deputado estadual da cidade, já temos condições de termos um representante da cidade na Alesp. A aceitação nas ruas está muito boa, a campanha está crescendo a cada dia e tenho certeza que alcançaremos êxito”, disse o candidato ao VERBO no último dia 19.
Jones diz ter como compromissos bandeiras nas áreas do desenvolvimento social, educação e segurança. “Fortalecer a região junto ao governo de São Paulo e em especial lutar para trazermos para Itapecerica da Serra ferramentas importantes como Bom Prato, Etec e Fatec [escola e faculdade técnicas], Delegacia da Mulher, entre outros”, afirmou. Ele reafirma a postura de oposição ao prefeito Francisco Nakano (PL), com quem terá que dialogar, se eleito.
Questionado sobre o diferencial da candidatura em relação às demais, Jones disse que vem fazendo “uma discussão mais focada” em Itapecerica. “[Sou] o único candidato com condições de fiscalizar os recursos que são enviados para o município por não ter aliança com o atual prefeito. Ser o primeiro deputado estadual da história da cidade e ser um legítimo representante da periferia. Colocar a experiência que adquiri à disposição da nossa população”, elencou.