Após denunciar que Nóbrega a ‘ameaçou várias vezes’, Joice declara apoio ao candidato à Alesp

Especial para o VERBO ONLINE

Joice denuncia ter sido ameaça 'várias vezes' por Nóbrega e que a ocasião foi a 5ª vez que ele agrediu um colega; no dia 2, declarou apoiar o 'agressor' | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A vereadora Joice Silva (PTB) declarou no início do mês apoio ao candidato a deputado estadual Eduardo Nóbrega (Podemos), mesmo depois de acusar de forma veemente que sofreu ofensas machistas de Nóbrega em uma sessão da Câmara Municipal e ainda gravar um vídeo para relatar a “violência constante que há meses venho sofrendo” do hoje postulante à Assembleia Legislativa (Alesp). Ela chegou a receber mensagens de solidariedade após a denúncia.

Há menos de quatro anos, em 25 de setembro de 2018, quando era presidente da Câmara e aliada do então prefeito Fernando Fernandes (PSDB), Joice suspendeu os trabalhos e evitou a leitura de requerimento de uma CPI contra o governo. Nóbrega, que tinha virado oposição, com o chamado “BIH” (bloco independente e harmônico), reagiu ao que classificou de manobra. “A senhora é fraca, a pior presidente que esteve aqui. […] É ruim, é fraca”, disparou.

Joice deixou o plenário e foi seguida pelo corredor interno por Nóbrega, que exaltado continuou a protestar, ainda com maior rispidez, mas não mais em público. Após retornar e ao encerrar a sessão, ela comunicou “advertência” ao colega na época. “Declaro encerrada a 27ª sessão, constando a advertência ao vereador Eduardo Nóbrega, que descumpre o regimento quando a sessão está suspensa e de forma machista vem interpelar a presidente”, anunciou.

Apenas três dias depois, em 28 de setembro, Joice gravou um vídeo em que foi além da contenda pontual. Além de contar o que teria ocorrido depois de deixar o plenário e ser seguida pelo colega no corredor interno, ela disse ser vítima de “violência” recorrente do então colega. “Estou aqui para romper o silêncio da violência constante que há meses venho sofrendo do vereador Eduardo Nóbrega. Esse vereador já me ameaçou várias vezes”, denunciou.

Joice passou a descrever o ato no corredor ao recorrer a imagens do circuito interno da Casa. “Como você pode ver no vídeo, ele caminha na minha direção, gritando, esbravejando, colocando o dedo no meu rosto aos berros, totalmente descontrolado. Me chama de fraca, burra, lixo e ridícula. Você acha isso justo? Sou vereadora, presidente da Câmara e mulher, sim. Ele é meu colega de trabalho, sempre o respeitei, mas ele não me respeita”, disse.

Joice disse, enfática, que “foi a quinta vez que Eduardo Nóbrega, descontrolado, violento, agrediu um colega de trabalho”. “Já o vi arremessar copos, celular em vereadores e, de forma covarde, dar um soco em um vereador com idade superior a 60 anos. No mesmo corredor onde ele meu agrediu verbalmente”, prosseguiu, sem citar o nome do parlamentar. Mas o fato ocorreu. Em 2016, Nóbrega agrediu mesmo fisicamente o então vereador Luiz Lune.

“Estou aqui para dizer basta, chega de violência, Eduardo Nóbrega, não suporto mais seu descontrole, agressividade e violência”, declarou Joice. Na ocasião, indagada por este portal se a imagem do alegado insulto tinha som, ela disse que não. “As câmeras não captam áudio. Só imagem. Mas no BO os vereadores testemunharam [a versão que apresentou]”, falou. A reportagem pediu o BO. “Está com minha advogada”, alegou. Ela acabou não disponibilizando.

Após o vídeo, Joice recebeu inúmeras manifestações de apoio. “Machismo aki [aqui] não tem vez!!! O abraço de [a] nossa querida Joice Silva diz tudo… união das mulheres”, postou a moradora Encarnação Marazzi. Até a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) declarou estar orgulhosa da então presidente da Câmara. “Mostrou que não tem medo de gritos, nem de grosserias. Estamos juntas nesta luta!”, postou. À época, Nóbrega negou as acusações.

No último dia 2, porém, Joice fez uma reunião com cabos eleitorais para manifestar apoio ao outrora agressor, com a presença do prefeito. “Hoje nosso grupo político recebeu nossos candidato a deputado estadual @dreduardonobrega e deputado federal @rodrigogambale”, postou. Ela recebeu críticas pela postura. “Uma pessoa que luta pela causa da mulher apoiar um homem que acusou de agressão não me parece coerente”, disse a moradora Patricia Lima.

OUTRO LADO
O VERBO questionou a vereadora. “Não faz nem quatro anos que a senhora chamou Nóbrega de machista e chegou inclusive a gravar um vídeo em que disse ‘romper o silêncio da violência constante que há meses venho sofrendo’ de Nóbrega, e que ele a xingou de ‘fraca, burra, lixo e ridícula’. Quem mudou, ele ou a senhora […]?”. Joice ficou em silêncio. Ela teria decidido apoiar Nóbrega, candidato de Aprígio, em troca de barganhar uma secretaria no governo.

RELEMBRE Nóbrega reage a manobra contra CPI e protesta; Joice acusa vereador de machismo
………………..Joice acusa ter sido xingada por Nóbrega e diz não ter ‘nada a esconder’ sobre CPI

VEJA JOICE DIZER DEFENDER A MULHER E DENUNCIAR VIOLÊNCIA DE NÓBREGA; HOJE, APOIA O ‘AGRESSOR

Vídeo – Reprodução

comentários

>