Juiz determina saída de Ney e Hugo da prefeitura e marca retotalização de votos para definir nova eleição

Especial para o VERBO ONLINE

Ney e Hugo, alvo de despacho de juiz do Embu para deixarem prefeitura; retotalização dos votos ocorre na 5ª, para poder ser marcada nova eleição | G. Binho/Verbo

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O juiz da 341ª Zona Eleitoral de Embu das Artes, Gustavo Sauaia, determinou nesta sexta-feira (12) a retotalização dos votos da eleição de 2020 para o Executivo do município na próxima quinta-feira (18), decorrente da cassação do prefeito Ney Santos (Republicanos) e do vice Hugo Prado (MDB). Na quinta-feira (14), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) manteve a perda de mandato de Ney e Hugo por usarem atos da prefeitura para promoção pessoal.

O edital de convocação dos fiscais dos partidos e coligações e do Ministério Público, entre outros órgãos e entidades, para acompanharem a retotalização dos votos, diz “que, no dia 18 de agosto do ano de 2022, às 15h45, no Cartório Eleitoral, situado à Rua 1º de Maio, n. 182, será realizada, pelo M.M. Juiz Eleitoral, a cerimônia de reprocessamento do resultado da eleição municipal de 2020 para os cargos majoritários do munícipio de Embu das Artes”.

O juiz informa ainda que “será emitido novo relatório ‘Resultado da Totalização'”. Na eleição de 2020, Ney teve 61.660 votos (48,40% dos válidos), seguido de Rosângela Santos (PT), com 27.178 votos (21,33%), e depois Geraldo Cruz (PDT), 18.801 (14,76%); Dra. Bete (PSDB), 15.612 (12,25%); Sargento Ruas (então PSL), 3.659 (2,87%); e Rey Martins (então PTC), 494 (0,39%). Com a retotalização, Rosângela será proclamada primeira colocada, mas não eleita.

O juiz aguarda deliberações quanto à data da eleição suplementar, já que o Tribunal Superior Eleitoral revogou a jurisprudência de que só pode marcar eleição depois do trânsito em julgado. Caso Ney não consiga efeito suspensivo “salvador” no TSE, a corte marcará novo pleito após a retotalização dos votos. Este portal apurou que a eleição pode ocorrer junto com o segundo turno das eleições gerais deste ano, em 30 de outubro, ou ficar para o ano que vem.

Hugo, que, ao contrário de Ney, teve os direitos políticos mantidos, poderá concorrer, inclusive a prefeito. Nesta sexta-feira, Sauaia também expediu ofício ao Executivo com a decisão de que Ney e Hugo estão fora da prefeitura. “Venho por meio deste determinar o imediato afastamento dos atuais prefeito e vice-prefeito de seus respectivos cargos, devendo proceder à substituição nos termos da legislação municipal, estadual e nacional”, despachou.

Presidente da Câmara de Vereadores, Renato Oliveira (MDB) é o novo prefeito de Embu, provisoriamente, até a nova eleição. Ele é “afilhado político” de Ney e graças ao “padrinho” se safou da perda do mandato por injúria racial, mas também está cassado, por compra de votos, em primeira instância – leia. Em rede social, Rosângela, que denunciou Ney e Hugo, comemorou a cassação. “Sempre acreditei na justiça, e pra quem anda errado um dia ela cobra”, disse.

VEJA DETERMINAÇÃO DE JUIZ PARA NEY E HUGO DEIXAREM PREFEITURA E RETOTALIZAÇÃO DOS VOTOS

Imagem: Reprodução

CORREÇÃO – O segundo turno das eleições gerais no Brasil neste ano será em 30 de outubro – informação já corrigida no texto.

comentários

>