Nakano omite boletim por 3 meses, e Itapecerica tem 35 novas mortes por covid

Especial para o VERBO ONLINE

Autarquia de Saúde de Itapecerica, que após 3 meses e meio divulgou boletim da covid-19, na 4ª-feira (10), com 13.030 casos e 517 mortes | AO/Verbo - 15.fev.2022

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

Depois de omitir por cerca de três meses e meio o boletim da covid-19 (107 dias), o governo Francisco Nakano (PL) divulgou, “finalmente”, o informe da doença na quarta-feira (10), com aumento de casos e mortes significativo no período em que deixou a população no “apagão” sobre os dados da infecção do coronavírus – a pandemia não acabou, tanto que o Estado de São Paulo como um todo registrou alta do número de óbitos nos últimos três meses.

A Autarquia Municipal de Saúde tinha divulgado o então último boletim em 25 de abril, quando informou que, no desde o início da pandemia (março/abril de 2020), Itapecerica tinha 10.062 casos e 482 mortes. No dia 22 de julho, com praticamente três meses completados sem o informe, o VERBO questionou a superintendente (secretária) Patricia Nicastro sobre a falta dos dados. Ela se irritou e indicou que o quadro da doença não era relevante.

“Informamos de acordo com a relevância e avaliação do corpo técnico que possui tal capacitação para análise dos dados da pandemia”, disse Patricia. Procurado no dia seguinte, avisado de que a secretária se recusara a informar, Nakano não respondeu. No dia 27, também ficou em silêncio. No dia 30, a reportagem perguntou se a decisão era política – o prefeito é do mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, que já tolheu acesso a dados. Calou de novo.

Este portal fez a mesma pergunta a Patricia, se a decisão de não divulgar o boletim era política – em rede social, ela postou uma “selfie” com a inscrição “PT Não”, um dia depois da eleição presidencial em 2018, em 8 de outubro, quando tinha sido definido que ia ter 2º turno entre Bolsonaro e o candidato petista, então Fernando Haddad. Ela não respondeu. O questionamento foi feito na terça-feira (9). No dia seguinte, a autarquia divulgou novo boletim.

Em três meses e meio, Itapecerica teve aumento de 29% no número de casos e de 7% no de mortes por covid-19. O município registra agora, desde a eclosão da doença, 13.030 infecções e 517 óbitos confirmados. Não é possível saber a evolução do quadro, a autarquia não divulgou os registros mês a mês. O município tem ainda 132 casos e uma morte em investigação para saber se a causa é o coronavírus. Mas contabiliza 12.857 pacientes recuperados.

ESTADO
No Estado de São Paulo, as mortes por covid-19 vêm aumentando há três meses, em julho o número foi maior desde abril. Após o registro de 2.842 casos fatais em março, o conjunto dos 645 municípios paulistas teve redução bastante expressiva, de 70%, para 849 no mês seguinte, mas por conta de que vinha em grande alta – contabilizou só em fevereiro 6.578 mortes. Notificou 1.061 óbitos em maio, 1.623 em junho e 2.037 em julho, 26% a mais que em junho.

NOVO BOLETIM DA COVID-19 EM ITAPECERICA DA SERRA, DIVULGADO NA 4ª, COM 13.030 CASOS E 517 MORTES

Fonte: Autarquia (Secretaria) Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra

comentários

>