ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
Mais de 40 animais domésticos foram encontrados queimados nesta sexta-feira (12) em Itapecerica da Serra, no bairro da Aldeinha, também conhecido como Jardim da Serra, próximo à divisa com São Lourenço da Serra. No total, 39 cachorros e sete gatos morreram. Eles estavam na rua Monte Alegre, jogados à margem. Não se sabe se os cães e os felinos foram mortos em outro lugar e levados para a via para serem carbonizados ou exterminados no local.
Os animais teriam sido deixados na rua – que fica em área rural, afastada e de pouco movimento – de madurgada. Em um vídeo que mostra os pets amontoados, um morador, que ainda não sabia que gatos também tinham sido mortos, relata o ato de crueldade. “Aqui em baixo, depois da ponte do trem, olha a quantidade de cachorro morto, queimado, que jogaram aqui. Olha o cúmulo do absurdo! Olha o que o ser humano fez!”, diz o homem, indignado.
A perícia contou o número de animais mortos ao espalhar na via cada pet atacado, em cena chocante. A Polícia Civil de Itapecerica irá investigar o caso para chegar ao autor (ou mais de um) do crime e à motivação. Vizinhos ou testemunhas que tiverem alguma informação podem denunciar pelo telefone 181, com garantia de anonimato. Maus tratos a cachorros e gatos passaram a ter pena de 2 a 5 anos de prisão, aumentada em até 1/3 em caso de morte.