Ação contra polio e outras doenças começa para manter vacinação de menores de 15 anos em dia

Especial para o VERBO ONLINE

Campanha de vacinação contra poliomielite e outras doenças acontece até 9 de setembro; 'Dia D' será no dia 20 de agosto; em Taboão, 13 UBSs imunizam | PMTS

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e outras doenças entrou no segundo dia nesta terça-feira (9). A ação acontece durante um mês – vai até 9 de setembro – e tem como objetivo manter a imunização de crianças e adolescentes de até 14 anos em dia com a aplicação de vacinas do calendário nacional. Em Taboão da Serra, as 13 unidades básicas de saúde (UBSs) funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para realizar a vacinação.

A vacinação contra polio é para as crianças menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). A multivacinação visa colocar em dia a imunização dos munícipes com menos de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Para participar da campanha é necessário apresentar carteira de vacinação e cartão do SUS. “Manter as vacinação em dia é uma das principais formas que temos hoje de prevenir doenças”, ressalta o secretário municipal de Saúde, José Alberto Tarifa.

Para imunizar as crianças, estão disponíveis vacinas contra: hepatite A e B; penta (DTP/Hib/Hep B), pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); febre amarela; tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba); tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).

Para a proteção dos adolescentes, são os seguintes imunizantes: HPV; dT (dupla adulto); febre amarela; tríplice viral; hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). O “Dia D” contra poliomielite e de multivacinação será no terceiro sábado deste mês, 20 de agosto, e as 13 UBSs irão funcionar das 8h às 16h. “Se não fosse a vacinação, muitas vidas poderiam ter sido perdidas ou mesmo comprometidas. Não deixe de vacinar seu filhos”, reforça o secretário.

SERVIÇO
Campanha de vacinação contra poliomielite e de multivacinação
De 8 de agosto a 9 de setembro | “Dia D” – 20 de agosto
Vacinação – segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 13 UBSs de Taboão da Serra

comentários

>