ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
A Secretaria de Segurança de Itapecerica da Serra realizou na última quarta-feira (3) blitze nos bairros Parque Paraíso, Valo Velho, São Marcos e Branca Flor, em ação conjunta da Guarda Civil Municipal com o Departamento de Trânsito. Segundo a prefeitura, a chamada “batida policial” aos condutores de carros e motos teve o objetivo de “impedir a ocorrência de qualquer tipo de ilegalidade e identificar motoristas que dirigem sem documentação regular”.
A prefeitura não divulgou, porém, balanço geral das abordagens. Em vídeo, o secretário Luiz Mariani (Segurança) informou, porém, que a GCM “recuperou um veículo furtado”. Na rede social, moradores reclamaram que só agora o governo Francisco Nakano (PL) realizou blitz – teria sido a primeira da atual gestão. “Estaremos nas próximas semanas passando por toda a cidade, fazendo esse trabalho de mais segurança para a população”, afirmou Mariani.
Itapecerica registrou de janeiro a junho 95 furtos de veículos (carros e motos) – no mesmo perído de 2021, foram 98 ocorrências – diminuição de apenas 3%. Em agosto do ano passado, o município teve 14 veículos furtados, contra nove no mesmo mês em 2020. Somados furtos com roubos (167), os itapecericanos tiveram 262 carros e motos levados pelos ladrões no primeiro semestre deste ano, contra 252 nos seis primeiros meses de 2021, aumento de 4%.
FURTO E ROUBO DE VEÍCULOS (CARROS E MOTOS) DE JANEIRO A JUNHO DESTE ANO EM ITAPECERICA DA SERRA