Evilásio é confirmado candidato a deputado federal para região ter ‘representatividade e recursos’

Especial para o VERBO ONLINE

Evilásio Farias (PSB), 70, que foi oficializado candidato a deputado federal; 'estou muito entusiasmado, mais preparado, com mais experiência', diz | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O ex-prefeito de Taboão da Serra Evilásio Farias foi oficializado candidato a deputado federal pelo PSB, em convenção no sábado (23). Por duas vezes vereador (1989-1996) e prefeito (2005-2012) e secretário da prefeitura de São Paulo, Evilásio, médico, de 70 anos, já foi parlamentar da Câmara dos Deputados e segue como o único eleito pela região. Conquistou o mandato de 1999 a 2002 e foi reeleito para mais quatro anos, mas em 2005 assumiu a prefeitura.

Evilásio, como prefeito, entre as realizações, implantou o Pronto-Socorro Infantil do Santo Onofre, o Samu, a Farmácia Popular e o Ser (serviço de fisioterapia); terceirizou a gestão dos prontos-socorros; construiu duas UBSs (Panorama e América/Intercap), uma escola de ensino fundamental (Emef Ana Mafalda), a Escola de Gastronomia e o ginásio de esportes do Pirajuçara; e abriu mais de dez creches em convênio com entidades sociais do município.

Evilásio implantou o Cras Monte Alegre e o Jopec (capacitação do jovem); canalizou os córregos Palmital, Ponte Alta, João Cachoeira e Poá (parte); reurbanizou o Jardim Comunitário. Ele, porém, atualizou a planta dos imóveis e elevou o IPTU, e viu o governo ser alvo de corrupção na baixa ilegal de impostos. Afirma, contudo, que estancou o esquema ao prender o pivô da fraude. Nas eleições de 2020, Evilásio apoiou o candidato a prefeito Eduardo Nóbrega (então MDB).

Ao VERBO, Evilásio disse que decidiu ser candidato pela região não ter representante no Congresso. “Estamos perdendo representatividade no cenário político nacional e recursos para investimentos nas nossas cidades oriundos de emendas. Também para facilitar atendimento dos ministérios aos vários projetos de interesse das prefeituras. Estou muito entusiasmado, mais preparado, com mais experiência, e com possibilidades reais de eleição”, afirmou.

Evilásio tem salientado que como deputado foi o relator de projeto que proporcionou mais recursos para moradia popular. “Posso muito contribuir para melhorar a qualidade dos trabalhos e da representação em relação ao que temos hoje no Congresso. Além da região sudoeste, quero representar também as demandas das regiões do Butantã e Campo Limpo [capital paulista], pois conheço muito bem e tenho nelas também a minha base eleitoral”, completou.

Evilásio já foi do então PMDB e do PSDB e está no PSB desde 1998. Sobre o que o diferenciaria dos concorrentes, ele disse ter como estilo “não comprar lideranças ou votos”. “[Tenho] Compromisso com o povo, com a nossa região e com a democracia, não prometer e, sim, se comprometer. Não gosto de comparação, porém, estou mais preparado do que muitos outros candidatos que nos avizinham, sem vínculo com o nosso povo e a nossa região”, declarou.

comentários

>