ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em São Paulo
Eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia da votação poderão votar em trânsito nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. A solicitação deve ser feita, pessoalmente, até 18 de agosto, em qualquer cartório eleitoral, com apresentação de documento oficial com foto. As eleições 2022 acontecerão em 2 de outubro. Um eventual segundo turno – para a disputa presidencial e aos governos estaduais – será no dia 30 de outubro.
Se a cidade escolhida for do mesmo Estado do domicílio eleitoral, a pessoa poderá votar para todos os cargos em disputa – deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Mas quem estiver em outro Estado poderá votar apenas para presidente. A modalidade não vale para urnas instaladas no exterior, porém, o eleitor brasileiro que mora fora do país, mas estará no Brasil no período de eleições poderá pedir o voto em trânsito.
O voto em trânsito é permitido somente para eleitores que estão com o título regularizado. Além da possibilidade de votar fora do domicílio eleitoral, no mesmo período (até 18 de agosto) também é possível solicitar a transferência temporária de seção eleitoral no caso de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, que poderão optar por uma seção eleitoral com acessibilidade, caso não estejam inscritos em uma delas. Faltam 67 dias para as eleições.
Na região, a micro (seis municípios no eixo da rodovia Régis Bittencourt), as pessoas aptas a votar neste ano são 640.125 eleitores – Taboão da Serra (223.917), Embu das Artes (199.656), Itapecerica da Serra (123.695), Embu-Guaçu (56.441), Juquitiba (23.942) e São Lourenço da Serra (12.474). Considerada toda a região sudoeste da Grande São Paulo (Conisud – oito cidades), o eleitorado é de 865.963 – com Cotia (185.031) e Vargem Grande Paulista (40.807).
SEM EXPEDIENTE
A secretaria do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) e os cartórios eleitorais de todo o Estado não terão expediente na segunda-feira, 1º de agosto, devido à antecipação do feriado da instituição dos cursos jurídicos no Brasil, celebrado em 11 de agosto. O atendimento voltará na terça, das 12h às 19h, na secretaria, e das 12h às 18h, nos cartórios. A alteração visa evitar a interrupção dos serviços na reta final do prazo para registro de candidaturas (15 de agosto).