ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em São Paulo
O período de inscrição para o Prouni (Programa Universidade para Todos) será de 1º a 4 de agosto, anunciou nesta quinta-feira (21) o ministro da Educação, Victor Godoy. As inscrições poderão ser feitas no site do Ministério da Educação – clique aqui. O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
Podem concorrer às bolsas integrais estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo, e às bolsas parciais os com renda familiar de até três mínimos, entre outros critérios. No primeiro semestre, 544.755 candidatos se inscreveram no Prouni, que ofereceu 273.001 (181.036 integrais e 91.965 parciais). Foram oferecidas bolsas para 19.584 cursos de graduação, em 1.085 instituições privadas de ensino superior em todos os Estados e no DF.
Godoy também anunciou inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil de 9 a 12 de agosto. O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com juro zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. Para participar, o candidato precisa ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, além nota igual ou superior a 450 no Enem e não ter zerado a redação.
O Fies tem disponível cerca de 100 mil vagas por ano. “É preciso discutir uma nova política de financiamento estudantil, porque esta política está realmente sobrando vagas por conta dos juros e da dificuldade que os alunos têm de pagar”, disse Godoy, que destacou a medida provisória editada para renegociação das dívidas com o Fies. Ele também anunciou que irá publicar nesta sexta (22) o aumento do teto do Fies para o curso de medicina para 22,8%.
> Com informações da Agência Brasil