ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O sistema de videomonitoramento de Taboão da Serra ajudou a localizar e identificar o carro e o condutor que atropelou e matou um morador na estrada Kizaemon Takeuti na última segunda-feira (27), diz a prefeitura. A Guarda Civil Municipal teve acesso a imagens da câmera de um comércio local que flagrou o atropelamento, mas o registro não possibilitava a identificação da placa do veículo. O Centro de Operações e Inteligência (COI) entrou em ação.
O VERBO obteve um vídeo que mostra o atropelamento do morador, que estaria saindo para trabalhar. Às 5h57 da manhã, na altura do 1.050 da Kizaemon, no Jardim Clementino, o homem de 44 anos atravessou na faixa de pedestres e foi atingido por um veículo que seguia em direção ao Parque Pinheiros ou Campo Limpo (zona sul de SP). Ele foi arremessado e caiu metros à frente na pista contrária, com a mochila lançada longe. A vítima morreu no local.
Em um carro branco, o motorista não parou, e não prestou socorro. Com o vídeo, a Guarda iniciou trabalho de inteligência para localizar o automóvel e o possível autor. “Buscamos outras câmeras na região, para verificar se conseguíamos pelo menos a placa, mas foi sem sucesso. Então, analisamos o tipo de carro que aparecia nas imagens do atropelamento e chegamos ao modelo Kia Sportage”, explicou o comandante da GCM, Nivaldo Menocci.
“Posteriormente, buscamos nas imagens da nossa central veículos com essas características e localizamos um que estava com o lado esquerdo batido, que poderia ser o mesmo que atingiu a vítima. Anotamos a placa, inserimos em nosso sistema e continuamos a monitorar”, acrescentou Menocci. No dia seguinte, o sistema acusou a entrada do carro na cidade. A GCM começou a fazer a busca em oficinas de funilaria, localizou o veículo e o levou a delegacia.
“Em ação conjunta com policiais do 2º DP conseguimos identificar o condutor, que compareceu com advogado na delegacia e se apresentou como autor”, informou Menocci. O motorista foi indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar) e omissão de socorro. “Infelizmente, não podemos trazer a vida dessa pessoa de volta, mas pudemos identificar a autoria e, de certa forma, fazer com que o autor se entregasse”, comentou o comandante.
VEJA VÍDEO QUE REGISTRA ATROPELAMENTO FATAL DE HOMEM NA KIZAEMON EM TABOÃO NA 2ª-FEIRA