ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A partir da segunda-feira (27), os moradores de Taboão da Serra com sintomas gripais que precisarem realizar teste rápido para detecção da covid-19 poderão procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de casa para realizar o exame. O atendimento, com entrega de senhas, será de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Com a descentralização, a Secretaria de Saúde irá desativar o polo do Parque das Hortênsias, que deixará de atender.
Poderão realizar o teste os munícipes maiores de 12 anos que estejam há até sete dias com sintomas gripais – febre, tosse, coriza, calafrios, entre outros. Adolescentes (12 a 17 anos) deverão estar acompanhados do responsável. É preciso apresentar documento com foto e CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. O uso de máscara é obrigatório. Para menores de 12 anos, a orientação é procurar o Pronto Socorro Infantil (PSI), no Jardim Trianon.
“Esperamos com a descentralização ampliar a testagem, abrangendo mais munícipes e acompanhar ainda mais de perto os casos positivos”, disse o secretário José Alberto Tarifa (Saúde). Desde o dia 1º até terça-feira (21), a secretaria realizou 5.694 testes rápidos de covid-19 no Parque das Hortênsias, dos quais 16,29% tiveram resultado positivo – cerca de 915. Os pacientes infectados são monitorados pelo serviço de consulta médica por telefone (4788-7700).
SERVIÇO
Realização de teste rápido de covid-19
A partir de segunda-feira (27), nas 13 UBSs municipais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (até quando serão distribuídas senhas) – não mais no Parque das Hortênsias
Para a testagem, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de endereço