ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O Corpus Christi será celebrado neste ano em Embu das Artes conforme manda a tradição após 2020 e 2021 sem a comemoração da festa religiosa em via pública. Na quinta-feira (16), a partir das 15h, fiéis irão confeccionar o tapete, no Centro Histórico de Embu. O tema será ”O Rosto Mariano do Brasil”. A missa começará às 17h, na praça do largo 21 de Abril, seguida da procissão. O encerramento será na Igreja Nossa Senhora do Rosário (rua da Matriz, Centro).
Outras igrejas em Embu celebrarão Corpus Christi publicamente. A Paróquia São José e Santo Eduardo (rua Poços de Caldas, 330, Santo Eduardo) produzirá tapetes em frente à matriz, na “pracinha” e na Comunidade São Gabriel, a partir das 8h. O horário da missa não foi informado. A Paróquia Santa Tereza, no Jardim Santa Tereza (av. João Paulo II, 1.321), terá missa às 10h, seguida de procissão até a Comunidade São Pedro no Jardim Laila (rua Penha, 190).
“Corpus Christi” vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. É um dia em que os católicos celebram o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo (comunhão). Tradicionalmente, na data, fiéis produzem os tapetes com materiais como serragem, borra de café, casca de ovos, areia. A iniciativa é uma expressão de carinho com a eucaristia – manifestação de adoração a Cristo, não tem caráter de penitência ou pagamento de promessas.