ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A Prefeitura de Taboão da Serra lançou na última quinta-feira (2), com uma palestra de apresentação na Taboãoprev, o programa “Família Acolhedora”, instituído por lei do Executivo municipal. É um serviço pelo qual crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por decisão judicial são recebidos em lares de pessoas criteriosamente cadastradas até que retornem para a família de origem, extensa ou sejam encaminhados para uma família substituta.
Alternativa às instituições regulares de proteção, o programa busca um atendimento mais humanizado, com atenção individualizada à criança ou adolescente vítima de maus tratos, negligência ou abandono. “Não se trata de uma família ajudando uma criança, é uma família ajudando outra em momento de crise. Se violência gera violência, acolhimento gera acolhimento”, definiu a coordenadora do serviço no Instituto Fazendo História, Sara Luvisotto.
Os requisitos para fazer parte do programa – que não visa a adoção – são: residir em Taboão da Serra no mínimo há um ano; ter entre 21 e 65 anos, sem restrição quanto ao gênero e estado civil; não estar inscrito no Programa Nacional de Adoção e não manifestar interesse pela adoção de acolhidos; ter disponibilidade para participar de todo o processo do serviço de “Família Acolhedora”, e tempo para a devida atenção à criança ou adolescente assistido.
Para se inscrever no programa, é necessário fazer o pré-cadastro no site familiaacolhedora.dtic.sp.gov.br. Os interessados precisam participar de uma seleção. Caso sejam aprovados, serão acompanhados pela equipe técnica do serviço para receber orientação a respeito da recepção, cuidado e desligamento da criança ou adolescente. O tempo máximo de acolhimento é de 18 meses, já que a prioridade é reinserir a pessoa assistida no lar de origem.
O assistente social Edson Ferreira coordenará o programa em Taboão. “É um serviço extremamente importante, novo na cidade e tem tudo para dar certo, mas precisa de vocês, famílias, que tenham interesse e potencial para ser família acolhedora”, disse. “Quem ganhará serão as crianças e adolescentes que precisam de proteção. Ainda no segundo semestre teremos o serviço funcionando no município”, afirmou o secretário Wagner Eckstein (Assistência Social).
SERVIÇO
Programa ‘Família Acolhedora’ em Taboão da Serra
https://familiaacolhedora.dtic.sp.gov.br/
Para saber mais, procure o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou Secretaria de Assistência Social
– SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jardim Panorama – tel.: (11) 4138-8040
– CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (Creas)
Rua Milton Martins Moura, 30, Vila Francisco Remeikis (Vila Indiana) – tel.: (11) 4139-1105/4138-7155