Linha Pq. Esplanada – Centro de Embu para; secretário diz que pediu autorização

Especial para o VERBO ONLINE

Linha 04A Parque Esplanada - Centro de Embu, que foi proibida pela EMTU por adentrar Taboão; secretário Cal diz que pediu autorização, sem retorno | Reprodução

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Um dos ônibus municipais de Embu das Artes, o 04A Parque Esplanada – Centro (de Embu), parou de circular na manhã desta quinta-feira (26). A linha foi proibida de operar por falta de autorização. A paralisação ocorreu após fiscais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) constatarem irregularidades no serviço, pelo coletivo passar por vias de Taboão da Serra sem permissão. A informação foi publicada pelo “Linhas Metropolitanas”.

O Parque Esplanada faz divisa com Taboão (região do São Judas). A linha percorre, porém, vias como a rua Vicente Leporace e a avenida Ibirama, já no território taboanense. Para circular em outras cidades, as linhas municipais precisam ter autorização da EMTU e da Secretaria de Transportes Metropolitanos para embarque e desembarque e retorno por município vizinho. O ônibus de Embu que vai para o Hospital Pirajuçara, em Taboão, tem a liberação.

De acordo com funcionários ouvidos pelo site, alguns ônibus foram apreendidos pela fiscalização da EMTU. Sem saber da paralisação, moradores do Parque Esplanada, inclusive de prédios na região, aguardaram o transporte pela manhã, mas os ônibus não passaram. Não há previsão de retorno. Contatado pelo VERBO, o secretário Francisco Carlos, o Cal (Mobilidade Urbana) informou que pediu autorização antes de a linha ser criada, no fim do ano passado.

“Criamos a linha por vontade da população, por necessidade, na região em que foi construído um condomínio moram 30 mil pessoas. Acabamos transitando 2 quilômetros dentro de Taboão, enquanto a EMTU permite adentrar, no máximo, 500 metros para retorno. Pedimos autorização para a Secretaria de Transportes metropolitanos, protocolada em 28 de outubro de 2021, mas não obtivemos retorno. Estamos buscando uma saída”, declarou Cal.

comentários

>