Tabata apoia Abidan e diz que vereador é ameaçado de cassação por denunciar ‘racismo de Renato’

Especial para o VERBO ONLINE

Tabata no vídeo em que expressa apoio a Abidan contra 'perseguição'; vereador na sessão em que foi alvo de requerimento de Renato para ser cassado |Reprodução

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) postou um vídeo no Twitter em que afirmou que o colega de partido vereador Abidan Henrique está “sendo perseguido e ameaçado de cassação” por ter feito “denúncia, gravíssima, de racismo do presidente da Câmara de Vereadores de Embu das Artes, Renato Oliveira”. A parlamentar fez a publicação na quinta-feira (19), um dia depois de Abidan ser alvo de requerimento de Renato para ter o mandato cassado.

Investigado na Comissão de Ética, denunciado por Abidan, após ser indiciado por injúria racial por falar para um funcionário de condomínio que “negro fede”, no Rio de Janeiro, e processado por xingar uma médica de “puta” e “vagabunda”, em Santa Catarina, Renato alegou como quebra de decoro o “factoide” de que Abidan “invadiu” o gabinete de um colega durante reunião dos governistas e “gritou e pressionou” para o grupo retornar ao plenário.

Os vereadores da base do prefeito Ney Santos (Republicanos) tinham abandonado a sessão para não dar quorum após Abidan apresentar requerimento pela destituição de Renato da presidência por obstrução dos trabalhos. Abidan explicou que, com a interrupção, foi ouvir a procuradora da Câmara sobre prosseguir com a votação. Ela estava na reunião com os governistas. “O senhor [presidente] está mentindo ao dizer que gritei, bati em porta”, reagiu.

Na Câmara dos Deputados, em Brasília, Tabata disse aos seguidores precisar compartilhar “algo muito grave que está acontecendo neste momento na Câmara de Vereadores de Embu das Artes”. “O vereador Abidan Henrique – que eu tenho a honra de conhecer há muitos anos, pois também vem da escola pública, também vem da periferia e também luta por uma escola de qualidade – está sendo perseguido e ameaçado de cassação”, afirma a parlamentar, no vídeo.

“O motivo: ele é o único vereador de oposição, que faz um trabalho sério de combate à corrupção, de representar os interesses não de alguns poucos, mas da maioria da população de Embu das Artes. E também foi ele que fez a denúncia, gravíssima, de racismo do presidente da Câmara, Renato Oliveira, que agora está promovendo mais essa perseguição”, continua Tabata, que em solidariedade ao vereador de Embu falou em dar “visibilidade” ao caso.

“Nós precisamos dar visibilidade a esse caso e não deixar que calem uma voz tão importante para representar a população de Embu das Artes. Contem comigo nesta luta, e eu peço que vocês divulguem o que está acontecendo e também se posicionem”, diz Tabata, em vídeo de 1 minuto. Na postagem, Abidan agradeceu pela declaração. “Muito obrigado pelo apoio, deputada. Precisamos de toda ajuda neste momento. Não vão nos calar. #AbidanFica”, disse.

Ao VERBO, Abidan ressaltou que recebeu muitos apoios, entre os quais do pré-candidato a governador de São Paulo Márcio França, do deputado estadual Caio França (ambos do PSB), do senador Alessandro Vieira (Cidadania), do advogado Augusto de Arruda Botelho, além de Tabata. “Ela é o maior quadro do meu partido no Legislativo. E fez o vídeo prontamente para [me] apoiar e não corroborar com essa injustiça que está acontecendo em Embu”, disse.

VEJA POSTAGEM DA DEPUTADA TABATA AMARAL EM REAÇÃO À ‘AMEAÇA DE CASSAÇÃO’ CONTRA ABIDAN

Imagem: Twitter de Tabata Amaral

comentários

>