Autoridades e moradores de Itapecerica participam da reza de santa cruz no monumento do Cruzeiro

Especial para o VERBO ONLINE

Padres, autoridades municipais, como o prefeito Nakano, e moradores de Itapecerica da Serra participam da reza de santa cruz, na praça do Cruzeiro (centro) | PMIS

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

Sacerdotes, autoridades municipais e moradores de Itapecerica da Serra participaram nesta terça-feira (3) da tradicional reza de santa cruz, que teve início no Brasil na época da chegada dos portugueses e se tornou popular ao ser espalhada pelos religiosos jesuítas, a partir de 1549. Em território itapecericano, o padre Belchior de Pontes difundiu o costume, segundo a prefeitura, sem saber da grandiosidade que o ato religioso viria a ter nos dias atuais.

A reza de santa cruz, que existe em Itapecerica há mais de 90 anos, aconteceu no Cruzeiro (centro), tradicional monumento da cidade, na praça de mesmo nome. Conduziram as orações os padres Alberto Gambarini e Alexandre Matias, do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres. Clementina Mandu, a Dona Tina, uma das mulheres mais importantes na preservação da tradição na cidade, foi homenageada – ela morreu em julho de 2021, de covid-19.

A tradição se fortaleceu com a solidariedade. Os residentes mais antigos da cidade contavam que um dia, em frente à casa do sítio de Zoraide Eva das Dores, parteira da vila, um andarilho pediu algo para comer. Ela deu um prato de comida. As crianças do lugar, também com fome, sentaram-se ao lado do pedinte. Mesmo faminto, ele deu toda a comida aos garotos. Quando Zoraide saiu de casa para repreender as crianças, o homem havia desaparecido.

A história se espalhou, os moradores começaram a rezar o terço no local onde hoje se encontra o Cruzeiro, e a tradição perdura até os dias atuais, há quase um século, segundo a administração municipal. Todos os anos, no dia 3 de maio, os munícipes se reúnem no espaço para rezar o terço, estar em comunhão com a comunidade e celebrar a misericórdia de Deus, às vésperas do aniversário da cidade – no próximo dia 8, Itapecerica comemora 145 anos.

O prefeito Francisco Nakano (PL), o vice-prefeito Rafael de Oliveira (Podemos) participaram do evento. Estiveram presentes também os secretários Gerson Lazarin (Turismo), Romeu Nicolatti (Cultura e Governo), Tiemi Nakano (Desenvolvimento Social), primeira-dama; capitão Edson Carvalho (Habitação e Desenvolvimento Urbano), e o vereador Cícero Melo (União Brasil). A praça do Cruzeiro foi revitalizada no ano passado, na gestão Nakano.

comentários

>