Ônibus que irão interligar largo de Taboão ao metrô Vila Sônia testam percurso

Especial para o VERBO ONLINE

Ônibus que interligará Taboão ao metrô Vila Sônia circula pela r. João Santucci, no largo de Taboão; início da operação ainda não foi definido | 'Diário do Transporte'

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Os ônibus que irão transportar passageiros do miniterminal na entrada de Taboão da Serra até a estação Vila Sônia do metrô (zona oeste de SP) entraram em fase de testes. Coletivos circularam na quinta-feira (20) no trajeto, para treinamento de motoristas e adequação dos veículos, que são compridos – medem 23 metros. Apesar do “test drive”, o início das operações ainda não está definido. O local de embarque, no largo de Taboão, ainda está em obras.

O “superarticulado” Mercedes-Benz O 5000 UDA (de piso baixo e com acessibilidade por rampas a pessoas com mobilidade reduzida) leva até 200 passageiros, segundo o fabricante. A carroceria é Caio Millennium BRT. Contratada pela ViaQuatro, concessionária da linha 4, a operação será realizada pelo grupo Belarmino, que possui empresas como a Sambaíba, na cidade de São Paulo, e LiraBus e VB. No trajeto Taboão-Vila Sônia, a viação será a LiraBus.

Os ônibus – que terão a inscrição “Taboão da Serra – Terminal Vila Sônia” e os logos do governo do Estado e da concessionária, com tonalidades em amarelo – serão um expresso, sem paradas ao longo do caminho, com percurso de cerca de 2,5 quilômetros. O passageiro não pagará tarifa ao acessar o miniterminal em Taboão e só efetuará o pagamento na própria estação Vila Sônia – a informação inicial era de que a cobrança seria já no embarque.

O serviço deverá ser momentâneo, já que o governo paulista diz não ter descartado levar o metrô até o largo de Taboão. A construção da linha 4, desde a concepção, previa – na fase dois – a chegada do metrô a Taboão, o que faria da cidade a primeira da Grande São Paulo, fora a capital, a ser atendida pelo sistema. Mas, com os seguidos atrasos, que levaram à abertura da estação Vila Sônia apenas em 2021, a expansão até o município ficou para depois.

Diante dos “percalços”, o Metrô elaborou a alternativa de um sistema com ônibus gratuitos para ligar a estação da Vila Sônia até Taboão. Segundo o portal “Diário do Transporte”, a operação será pela avenida Francisco Morato, em interligação com o miniterminal no largo de Taboão, que ainda não tem data de término oficialmente. Há dez dias, segundo o site “Metrô CPTM”, funcionários da obra afirmaram que o local de embarque deve ficar pronto em julho.

VEJA ÔNIBUS DA FUTURA INTERLIGAÇÃO EM TESTE DE TRAJETO NA R. JOÃO SANTUCCI, NO LGO. DE TABOÃO

Vídeo – William Moreira/’Diário do Transporte’

comentários

>