No ‘Dia D’, municípios de SP vacinam contra gripe e sarampo neste sábado (30)

Especial para o VERBO ONLINE

'Dia D' contra gripe e sarampo visa vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos para prevenção das doenças para a faixa etária | Claudio Fachel/Palácio Piratini

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Os municípios paulistas realizam neste sábado (30) o “Dia D” de vacinação de crianças contra a gripe e o sarampo. A ação, que é nacional, visa imunizar a população infantil de 6 meses a menores de 5 anos. No Estado de São Paulo, a campanha acontece em cerca de 3,2 mil postos de saúde, que estarão abertos entre 8h e 16h ou 17h. A meta é vacinar 95% dos pequenos (público-alvo de 12,9 milhões) e atualizar a caderneta vacinal dos profissionais de saúde.

O “Dia D” abre a etapa da campanha contra a gripe para as crianças. Na ação especial, idosos e profissionais de saúde poderão também receber a vacina, o que ocorre desde o início do mês – até agora, porém, apenas 30,9% do público-alvo se imunizou. A vacina contra influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado – é 100% produzida pelo Instituto Butantan.

As vacinas contra o sarampo e o vírus da gripe podem ser tomadas simultaneamente, exceto para as pessoas que foram diagnósticas com covid-19. No caso, a recomendação é aguardar um intervalo de 30 dias para buscar a imunização para as demais doenças depois da recuperação do quadro clínico. Além disso, para as crianças entre 5 a 11 anos é necessário um intervalo de 15 dias entre as vacinas destinadas à campanha e contra o coronavírus.

Além dos três públicos, municípios da região vão vacinar contra a gripe as gestantes e mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas), em antecipação em três dias da imunização para o grupo, prevista pelo calendário estadual a partir de 2 de maio. Os documentos necessários são carteira de vacinação, cartão do SUS e um documento oficial com foto. Os profissionais de saúde devem apresentar algum comprovante de atuação na área, como crachá e Coren.

A prefeitura de Embu das Artes anuncia vacinação contra gripe e sarampo, e das 8h às 17h. Já as de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra divulgam apenas contra a gripe, e das 8h às 16h. “É fundamental a conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação contra a gripe e o sarampo para as crianças. As vacinas são seguras e protegem contra formas graves da doença”, disse a diretora estadual de Imunização de São Paulo, Núbia Araújo.

comentários

>