Na Páscoa, pré-candidatos ‘aparecem’ em missas; Ely recebe até oração individual

Especial para o VERBO ONLINE

Ey 'ganha' oração de padre 'cabo eleitoral'; Daniel, sem máscara, e Ely na Santa Terezinha; Bressan e cartão com foto de Nóbrega que entregou a fiéis | Divulgação

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra e Embu das Artes

Pré-candidatos a deputado estadual e federal aproveitaram cerimônias católicas de Páscoa neste fim de semana em Taboão da Serra e Embu das Artes para “aparecerem” ou serem “mostrados” aos fiéis de olho nas eleições de outubro, principalmente Ely Santos (Republicanos) e Eduardo Nóbrega (Podemos) – que são protestantes -, em “oportunismo” indisfarçável. Em uma missa, Ely chegou a ser chamada à frente e receber uma oração “individual”.

Neste domingo (17), os pré-candidatos a deputado estadual Daniel Bogalho e a federal Ely Santos assistiram à missa de Páscoa no Santuário Santa Terezinha, em Taboão. Daniel se declara católico e vai a missas regularmente. Mas, para “aparecer” em uma foto, ele contrariou uma regra da Igreja e chegou a ficar sem máscara – como também o vice-prefeito de Embu das Artes, Hugo Prado (MDB), que os acompanhava. Todos os fiéis estavam com a proteção.

Ely estava com máscara no instante fotografado e nas demais imagens no templo postadas por ambos. Porém, ela é evangélica e nunca teria ido à igreja, mesmo com domicílio em Taboão – irmã do prefeito Ney Santos (Republicanos), de Embu, é ré por lavar dinheiro do tráfico de drogas em São Paulo e ficou presa por dois meses, entre 2016 e 2017. Daniel e Ely são do Republicanos, partido controlado pela Igreja Universal do Reino de Deus, hostil à Igreja Católica.

Ely “correu” para assistir a outra missa em seguida, na Paróquia São Vicente de Paulo e São Tiago Apóstolo – o que nem católico faz geralmente. “Iniciei esse domingo de Páscoa ao lado dos meus amigos [engenheiro Daniel e Hugo Prado] na Igreja Santa Terezinha, em Taboão da Serra, e na Paróquia São Vicente, da minha amada Embu das Artes! Em nome do querido Padre Manfredo, agradeço de coração o carinho e a recepção de todos. Deus abençoe!”, postou.

Na missa na paróquia na região do Vazame, na periferia, acompanhada também por Hugo, Ely até foi chamada diante do altar e ficou de joelhos perante o padre Manfredo para receber oração e uma bênção. Em Embu, Manfredo é “figura carimbada” como cabo eleitoral de Ney e aliados dele. Com “tolerância” da Igreja, o padre chegou a participar de carreata de Ney na reeleição e ainda em 2018 subiu no palanque de Ely ao concorrer também a deputada federal.

No fim da tarde deste domingo, em Taboão, a Paróquia São João Batista celebrou a Páscoa no ginásio Zé do Feijão. Nóbrega não esteve, mas foi “representado” pelo cabo eleitoral Wanderley Bressan, secretário do prefeito Aprígio (Podemos). Ao término da missa, ele e um grupo de comissionados entregaram aos fiéis, sem autorização, um cartão com foto dele, do prefeito e de Nóbrega – com mensagem “estranha” à festa cristã, ao citar “coelhinho da Páscoa”.

comentários

>