ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Depois de mais de 40 dias, desde a invasão e furto do Ser (Serviço Especializado de Reabilitação), o raio-X da unidade continua inoperante e sem atender a população por causa de uma porta, que foi arrombada pelos criminosos em um equipamento sem segurança e vigilância municipal. Embora o aparelho seja essencial para um centro de fisioterapia, o governo Aprígio (Podemos) não providenciou a substituição e prejudica centenas de pacientes à espera do exame.
No feriado prolongado de Carnaval, provavelmente no fim de semana, no dia 26 ou 27 de fevereiro, ladrões entraram no Ser e no CapsInfantil e na Coordenadoria dos Direitos da Mulher – que funcionam no mesmo prédio -, quando os equipamentos estavam fechados. No Ser, furtaram dois computadores, duas cafeteiras e “alguns” ventiladores. No CapsI, levaram uma televisão e dois videogames. Na Coordenadoria da Mulher, teriam apenas revirado o mobiliário.
Ainda no Ser, além de terem estourado a entrada e janelas e deixado pedaços de vidro espalhados pela recepção, os bandidos danificaram a sala do aparelho de radiografia. O VERBO esteve na unidade no mês passado, no dia 7, e observou a destruição mais de uma semana depois da invasão do equipamento. “A porta do raio-X ainda permanece no chão. Foi arrombada com pé de cabra”, relatou à ocasião a diretora-técnica do Ser, Tatiana Abreu, à reportagem.
Este portal voltou ao Ser nesta segunda-feira (11), mais de um mês depois da primeira visita, e se deparou, surpreso, com a sala do raio-X ainda sem manutenção, com a porta arrebentada do mesmo jeito que antes, encostada na parede do lado de dentro. O técnico em radiologia estava no espaço, mas sem poder trabalhar. “Eu gostaria de estar atendendo o povo. Sinto muito de não estar atendendo. Tem uma fila imensa, de centenas de pacientes”, lamentou.
Com a reportagem no local, o outro diretor do Ser, o administrativo, apareceu e procurou justificar a demora. “A máquina está normal, mas não tem como trabalhar com a porta quebrada, tem risco de cair no paciente e machucar. Mas a empresa já fez a porta e está pintando. Como depende de licitação, tivemos que entregar o BO [do furto] para fazer uma requisição de urgência. Creio que até esta semana a porta já estará instalada”, disse Luciano Lima.
A reportagem questionou a presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereadora Érica Franquini (PSDB), sobre a paralisação do serviço na unidade: “Depois que foi assaltado, o Ser está sem fazer exame de raio-X até hoje, mais de 40 dias depois, por conta de uma porta quebrada que ainda não foi trocada. O que tem a dizer, a senhora não fiscalizou isso?” Érica prometeu verificar. “Obrigada pela informação. Irei pessoalmente fiscalizar”, disse.
TABOÃO DA SERRA DE MAL A PIOR, O QUE SERÁ DE NÓS MUNÍCIPES PAGADORES DE IMPOSTOS NÃO REVERTIDOS.
CADE OS PROJETOS DE LEI NA CASA LEGISLATIVA QUE SÓ APROVA NOME DE RUA E MEDALHINHAS…QUANDO TEREMOS POLITICA DE VERDADE VOLTADA A POPULAÇÃO…QUEM PODERÁ NOS AJUDAR?