ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE
O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) realizou no fim da manhã deste sábado, dia 20, a entrega de 192 apartamentos, em blocos de sete e oito pavimentos, em conjunto habitacional no Jardim Salete, em Taboão da Serra, em ato de que participou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O condomínio João Cândido foi financiado por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida” – Entidades, em investimento do governo federal de R$ 20 milhões.
Os prédios foram erguidos pela Associação Esperança de um Novo Milênio, pessoa jurídica do MTST, cuja gestão possibilitou unidades maiores que os tradicionais construídos, de 54m2, com dois dormitórios, e 63 m2, com três. “Quando eu entro nessa casa de 63m² e lembro que é o dobro da casa que morei com quatro filhos, eu penso: a luta de vocês valeu a pena”, discursou Lula a centenas de moradores, lideranças políticas e comunitárias e autoridades.
Lula lembrou o processo de concepção do “Minha Casa, Minha Vida” e como foi difícil convencer empresários, Caixa Econômica Federal e o próprio governo da possibilidade de fazer um milhão de moradias, de acordo com instituto do ex-presidente. Ele também falou da importância da luta dos movimentos para a conquista da moradia. O condomínio, que tem ainda salão de festas e playground, começou a se tornar realidade para as famílias depois de 7 anos de “luta”.
Guilherme Boulos, da coordenação nacional do MTST, destacou que a boa experiência do empreendimento mostra que a parceria com os movimentos sociais através da categoria “Entidades” do “Minha Casa, Minha Vida” está dando certo. Ele ressaltou ainda o diferencial do tamanho dos apartamentos, já que se trata da maior unidade para a faixa 1 do programa (0 a 3 salários mínimos). Segundo Boulos, a prestação máxima que será paga pelos moradores é de R$ 80.
Boulos acompanhou Lula na visita às moradias. Os primeiros 192 apartamentos foram os primeiros entregues, de um total de 1.080 que serão construídos no local, sendo que a próxima leva de 192 unidades tem previsão de entrega já entre janeiro e fevereiro do ano que vem. José Carlos dos Reis, representante dos moradores, ressaltou que a luta foi longa e difícil. Todos os moradores receberam placas com os dizeres “Esta casa eu conquistei com minha luta!”.
“Minha sogra recebeu a chave dela hoje […]. Está mega feliz!”, disse Gabriela Benício. A presença da presidente Dilma Rousseff (PT) foi cogitada, mas não se confirmou. De acordo com o ex-vereador de Taboão Wagner Eckstein (PT), Lula disse: “Vou convidar Dilma na próxima entrega aqui em Taboão!” “O Lula confirmou presença também no projeto Santa Terezinha III, até lá… Muito bom ver o sorriso dessas famílias”, disse Telma Pinho sobre projeto vizinho.
> Com informações do Instituto Lula