Convite para a mudança!

Especial para o VERBO ONLINE

ABIDAN HENRIQUE
Especial para o VERBO ONLINE


| ARTIGO | Este texto é um convite a cada embuense que está inconformado com a situação da nossa cidade. Um convite para mudança!

Em cada bairro, em cada esquina, em cada escola, em cada UBS, nas nossas praças e parques nós vemos como está Embu das Artes. Uma cidade que era linda, que ganhava prêmios, agora, está abandonada. Estamos vivendo de desastres em desastres. Deslizamentos, enchentes, negligência médica, corrupção, falta de médicos, de remédios e o dinheiro da educação indo para o ralo. Quem paga a conta no final somos nós. 

Além disso, o episódio de injúria racial do presidente da Câmara em sua viagem de férias ao Rio de Janeiro, com o carro oficial, escancarou o esgoto moral do grupo político que está à frente da nossa cidade. Mostrou que eles não honram a história de Embu. Mais do que tudo, mostrou que eles não nos representam. 

Sendo o único vereador de oposição tenho acompanhado isso de perto. No meu primeiro ano na Câmara dos vereadores, eu busquei estar sempre ao lado do povo.
Junto com a sociedade civil, eu atuei nos casos da Escola Armando Vidigal, do abono salarial do Fundeb, no pedido de cassação do presidente da Câmara junto com o movimento negro e, agora, na aprovação da Lei do mês Hip Hop, construída coletivamente com o núcleo de Hip Hop de Embu das Artes. Esses casos me mostraram que apenas a mobilização popular é capaz de garantir os direitos que estão tentando nos roubar.

O contexto político de Embu das Artes é perturbador e me levou a profundas reflexões e caminhos que pretendo construir. A primeira reflexão é que nós precisamos ampliar a nossa rede de apoio. É fundamental que tenhamos em Embu projetos, ONGs e agentes públicos que fortaleçam a sociedade civil e que sejam parte da mudança de vida da população, algo que a prefeitura se nega a fazer. Tenho orgulho de ter fundado um projeto social que ajuda dezenas de jovens a entrarem na faculdade. Vivenciei a força que projetos sociais têm para mudar a vida das pessoas. Pretendo apoiar mais projetos e fortalecer mais iniciativas transformadoras. 

A segunda reflexão é que precisamos fortalecer os partidos políticos do campo progressista. É muito difícil fazer política no âmbito municipal, pois as cidades têm pouca mídia e as redes sociais não chegam em todos os lares, assim, o debate público fica esvaziado. No entanto, precisamos incentivar a participação das pessoas na vida partidária orgânica, pois isso é fundamental para consolidação das nossas ideias. 

Por fim, as duas primeiras reflexões me ajudam a fazer uma terceira: é fundamental formarmos novas lideranças para assumirem o protagonismo da política embuense. É pouquíssimo ter apenas um vereador de oposição, apenas um vereador jovem, apenas um vereador progressista. Precisamos de mais.

Com base nessas três reflexões, eu gostaria de anunciar que tomei a corajosa decisão de realizar uma mudança partidária. A partir de hoje, estou filiado ao PSB. Essa mudança tem como objetivo ampliar os apoios políticos à nossa cidade. Entendo que é fundamental reerguermos mais um partido progressista em Embu, ampliando as frentes de atuação da oposição. Acredito que seja uma mudança para nos fortalecer.

Ao PDT eu gostaria de deixar meus sinceros agradecimentos. Tenho certeza que seguiremos unidos na oposição em Embu das Artes.

Quero terminar esse texto dizendo que uma vez ouvi um poema do João Cabral de Melo Neto dizendo que “Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito dele e o lance a outro”. De maneira simbólica, eu também percebi isso. Precisamos construir um amanhã melhor para a nossa cidade e não consigo fazer isso sozinho. Nós precisamos de mais aliados, mais agremiações, mais partidos e novas lideranças. Para fazer tudo isso, eu conto com você. Quero te convidar para realizar a mudança junto comigo. Vamos?

Abidan Henrique, 24, é vereador de Embu das Artes, pelo PSB

comentários

>