ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O prefeito Aprígio (Podemos) inaugurou no sábado (19), no aniversário de 63 anos de Taboão da Serra, a Subprefeitura do Pirajuçara. O prédio abriga a nova sede da Secretaria de Planejamento, a filial da Central do Atende, o Procon, os programas “Banco do Povo”, “Emprega Taboão”, “Casa do Empreendedor”, e o Sebrae. Aprígio disse que “construiu” rápido, mas só entregou a adequação seis meses depois de alugar – e gastar com o imóvel sem utilização.
O equipamento fica na principal via da área mais populosa de Taboão, a estrada Kizaemon Takeuti, 1.987, cerca de 500 metros antes do Poupatempo. Aprígio destacou a descentralização do atendimento da prefeitura. “É uma obra muito importante que está vindo para esta região, todo o Pirajuçara clamava muito por esse serviço perto da casa deles, está sendo feita a vontade dos comerciantes, a população vai ganhar muito com esse serviço”, disse.
“A cada dia, vamos levar para perto das pessoas os serviços que mais precisam. Não é justo a pessoa sair daqui para usar o Atende lá no centro. Por isso, estamos dividindo, uma parte fica aqui, a outra fica lá. Isso é para melhorar o conforto para a população. Vamos simplicar, trazer dignidade para as pessoas da nossa cidade”, acrescentou o prefeito, ao se referir ao equipamento para pagamento de impostos, entre outros tipos de atendimento.
Aprígio enveredou por discurso de que procurou ex-prefeitos para pedir sugestão de ações para a região e se queixou ter “mágoa no meu coração” em não ser atendido. “Eu não tenho vergonha, tenho humildade de pedir a opinião para ver se estou fazendo certo ou errado, para não errar sozinho. Eu falo sempre para os vereadores, mesmo que seja para dizer ‘não’, eu atendo”, disse, sob risos entre os presentes, quase todos livre-nomeados.
“Infelizmente, não temos um ex-prefeito que mora em Taboão. Se alguém conhecer, me fale quem é. Não tem, todos foram embora, ganharam dinheiro com a nossa cidade e abandonaram a nossa população”, disse Aprígio, em farpa que foi vista como endereçada principalmente ao ex-prefeito e atual vice José Vicente Buscarini (PSD), com quem rompeu em setembro, em tentativa de desconstruir a imagem de que Buscarini é o idealizador da subprefeitura.
Para emplacar o raciocínio, Aprígio chegou a dizer que é o 11º prefeito da história de Taboão. Mas se equivocou – é o nono. Ele também atacou a deputada estadual Analice Fernando (PSDB). “Passaram dois anos, uma deputada que diz que é da nossa cidade, que não mora na cidade, não manda nenhum centavo. Que perseguição boba é essa?”, falou, ao achar já estar no fim do segundo ano de mandato, em indicação de o governo já apresentar sinais de desgaste.
Aprígio ainda procurou afagar os servidores públicos e disse que “os funcionários contribuíram com a construção muito rápida desta unidade”. Na realidade, o governo alugou o imóvel no início de agosto ao valor de R$ 23 mil e gastou mais de R$ 100 mil de dinheiro público durante cinco meses com o prédio vazio. A rigor, a reforma só começou em janeiro. Apenas em dezembro, o espaço ganhou faixa de que seria a futura Secretaria de Planejamento.
O secretário Allan Mohamed (Planejamento) – e subprefeito do Pirajuçara – destacou que a unidade dispõe de “seis serviços diferenciados”. “A máquina pública vem atender a necessidade de vocês, esta região teve uma escassez [de serviços públicos] durante longos anos e isso vai mudar”, discursou. Ele enalteceu Aprígio como quem “fez esse planejamento no momento em que se propôs a ser prefeito” – ao reproduzir a retórica de anular o papel do vice.
SERVIÇO
Subprefeitura do Pirajuçara
Estrada Kizaemon Takeuti, 1.987, Jardim Roberto
Funcionamento: segunda a sexta-feira (exceto feriado e ponto facultativo), das 8h30 às 16h30