ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
O prefeito Francisco Nakano (PL) publicou nesta sexta-feira (18), na “Imprensa Oficial do Município”, a exoneração do superintendente (secretrário) da Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra, Flávio Bergamaschi, que ocorreu na terça (15). A portaria saiu após o VERBO noticiar com exclusividade a demissão. No mesmo informe, Nakano nomeou a coordenadora administrativa Patricia Nicastro para “exercer as funções de superintendente”, interinamente.
Segundo apurou este portal, Nakano demitiu Bergamaschi por estar insatisfeito com o “estilo” do superintendente. Ele quer um gestor que faça “propaganda” das ações da pasta. Bergamaschi é mais reservado e não é afeito a ficar “acompanhando o Facebook e dar resposta imediata no WhatsApp”. Nakano também quer “mudar a cara do governo” ao avaliar que o primeiro ano de gestão foi difícil, mas agora pode colocar a prefeitura para andar.
Parte dos moradores aprovou a decisão. “Reclamação na saúde de Itapecerica está grande”, disse Wallace Pereira. “Péssima gestão em tudo”, avaliou Renata Souza. Nakano foi criticado, porém, por uma líder comunitária por ter exonerado o gestor. “Parabéns, prefeito, você só tira pessoas boas do seu governo, as incompetentes estão aí te traindo”, ironizou Rosa Paixão. Indagado pela reportagem sobre a exoneração, Nakano não quis responder.
No fim do ano passado, em novembro, Nakano chegou a gravar um vídeo abraçado a Bergamaschi para desmentir que tinha exonerado o gestor, a quem chamou de “amigo”. “Houveram [sic] alguns boatos, e eu estou aqui para afirmar que ele continua sendo o nosso brilhante [superintendente]. É o nosso amigo, é o homem da saúde na cidade. Pare com esse negócio de boato, de mentira, e não desestabilize o serviço público, está muito feio”, disse.
Bergamaschi recebeu a demissão com serenidade. “Estou ‘de boa’, é prerrogativa do prefeito nomear e exonerar, sem problema nenhum”, disse à reportagem. Dentista, ele é servidor de carreira e voltou a trabalhar na USF Horizonte Azul. “Já recebi dois convites para trabalhar fora do município. Mas vou ficar no meu cantinho, de onde não deveria nem ter saído. A gente se ilude, acha que consegue fazer uma diferença, mas realmente foi muito difícil”, declarou.
VEJA PORTARIAS DE EXONERAÇÃO DO SUPERINTENDENTE DA SAÚDE E DE NOMEAÇÃO DE INTERINA
NAKANO DESMENTE SAÍDA DE BERGAMASCHI EM NOVEMBRO; AGORA, DEMITIU GESTOR SEM SE PRONUNCIAR