ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O vereador Abidan Henrique (PDT) e a ex-vereadora Rosângela Santos (PT) divulgaram nesta sexta-feira (18) homenagem a Embu das Artes em que lembraram que o prefeito Ney Santos (Republicanos) é réu por corrupção, entre outros crimes graves, e põe a cidade nas “páginas policiais”. O vereador Renato Oliveira (MDB) também é alvo por ter sido detido no Rio de Janeiro. Ney se exalta, mas não teve obra para inaugurar nos 63 anos de Embu.
Em vídeo, Abidan “conversa” com Embu, quando cita as mazelas com envolvimento dos chefes do Executivo e do Legislativo – mostra as reportagens sobre Ney ter sido indiciado pela Polícia Federal por ocultar bens em esquema de lavagem de dinheiro, em 2019; deslizamento de terra que matou três pessoas, no último dia 30; a Escola Armando Vidigal, para deficientes, sucateada, neste mês, e sobre Renato ter sido indiciado por injúria racial, no mês passado.
“Hoje é o seu aniversário. Mas é muito triste te ver assim: corrupção, desastres, abandono e políticos que não te representam”, diz Abidan. Ele fala, porém, que “hoje é o seu aniversário e a gente precisa comemorar”. “Nós somos a terra das artes, da feira, da música, do artesanato, da escultura. Somos também do hip-hop, dos ‘slams’, batalha de rap, e do grafite. E precisamos lembrar que somos a cidade das matas e florestas admiráveis”, descreve o vereador.
“Por isso tudo, o nosso povo é forte, destemido e não abaixa a cabeça nem nos momentos mais difíceis”, ressalta Abidan ao “passear” pelo centro e a periferia e exibir jovens ao exercer a arte. Na praça central, o vereador saúda a cidade e assume um compromisso, em nova crítica ao governo Ney. “Parabéns, Embu das Artes. Eu vou trabalhar muito duro para te reconstruir. E eu tenho certeza que todos os embuenses estão comigo nessa”, afirma.
Rosângela aparece em frente ao Museu de Arte Sacra, “berço” da cidade, e passa por outros pontos do centro para seguir para a periferia, após surgir na rodovia (Régis Bittencourt) que corta o município “na luta”, durante manifestação. “Sou apaixonada por Embu das Artes. Cada rua, cada casa, cada bairro me motiva a sonhar. E o meu sonho é ver cada morador da nossa cidade ter orgulho de morar aqui”, diz, para mandar “recado” ao prefeito.
“Porque chega de ver Embu das Artes nas páginas policiais!”, afirma Rosângela diante novamente da antiga igreja dos padres jesuítas. “Queremos uma segurança de qualidade, uma educação de qualidade. Que as mães tenham creche, que a nossa juventude possa voltar a ter orgulho e sonhar, e poder ter emprego em Embu das Artes. E esse sonho vai fazer eu continuar lutando por muitos e muitos anos. Parabéns, Embu das Artes!”, diz a candidata a prefeita em 2020.
Ney também gravou um vídeo, igualmente diante do museu, para parabenizar Embu. Ele diz que “um dos melhores presentes” de um gestor no aniversário de uma cidade “é fazer o que está fazendo, trazendo desenvolvimento para que a cidade continue avançando da forma que está avançando”, ao mostrar recapeamento de rua, campo sintético e uma escola reformada, e como “empreendimentos” o ainda projeto do Poupatempo e uma faculdade privada.
Ney diz ainda que, como prefeito, a cidade criou “mais de 30 mil vagas de emprego”. “E olha que a nossa cidade foi uma das cidades da região que mais cresceu [sic] em toda a região nos últimos anos em questão de arrecadação e de desenvolvimento. […] E eu não tenho dúvida que até o fim do nosso mandato muitas conquistas nós vamos ter para comemorar nos seus aniversários”, afirma. Neste ano, porém, ele não executou nenhuma obra para inaugurar.
VEJA MENSAGENS EM HOMENAGEM AOS 63 ANOS DE EMBU DAS ARTES DE NEY, ROSÂNGELA E ABIDAN