Insatisfeito com falta de ‘propaganda’ do governo, Nakano demite secretário de Saúde

Especial para o VERBO ONLINE

Flávio Bergamaschi recebe o VERBO na 3ª; horas depois, o superintendente (secretário) de Saúde foi demitido por Nakano, que quer 'garoto propaganda' | AO/Verbo

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

O prefeito Francisco Nakano (PL) demitiu na terça-feira (15) o superintendente (secretário) da Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra, Flávio Bergamaschi, em novas mudanças no primeiro escalão – em dezembro e no mês passado, nomeou e remanejou vários secretários. Segundo o VERBO apurou, Nakano estava insatisfeito com o “estilo” de Bergamaschi ao avaliar ter realizações importantes na área. Patrícia Gomes Nicastro assume o cargo interinamente.

Nakano quer um gestor em uma pasta sensível que se assemelha mais com o perfil que possui, de comunicar as ações realizadas, de fazer “propaganda” da administração, também ou particularmente nas redes sociais, inclusive que responda a questionamentos de moradores e a críticas de opositores. Bergamaschi tem uma personalidade mais reservada, como técnico, e não é afeito a ficar “acompanhando o Facebook e dar resposta imediata no WhatsApp”.

Ironicamente, Bergamaschi recebeu este portal na autarquia e falou sobre a abertura da farmácia no Pronto-Socorro Central e esclareceu que as UBSs continuam a distribuir remédios, com alguns ajustes. Ele concedeu a entrevista na terça-feira (15), a poucas horas de ser exonerado. Como outro argumento, Nakano também quer “mudar a cara do governo”. Ele avalia que o primeiro ano de gestão foi difícil, mas agora acha que pode colocar a prefeitura para andar.

Bergamaschi, dentista, é servidor de carreira e já voltou a trabalhar na USF (Unidade de Saúde da Família) Horizonte Azul. Nakano foi criticado por uma líder comunitária. “Venho expressar minha indignação, ontem [terça] foi exonerado o secretário de Saúde, Dr. Flávio. […] Parabéns, prefeito, você só tira pessoas boas do seu governo, as incompetentes estão aí te traindo”, postou Rosa Paixão. Indagado sobre a demissão, Nakano não quis responder.

comentários

>