ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
O prefeito Francisco Nakano (PL) realizou nas últimas semanas várias mudanças no primeiro escalão do governo, entre substituições e remanejamentos de secretários, que começaram ainda no fim do ano passado. A rigor, ele exonerou apenas dois titulares de pastas da administração de Itapecerica da Serra. Segundo interlocutores da gestão ouvidos pelo VERBO, Nakano optou por colaboradores mais “políticos” – ou “amigos” – e menos “técnicos”.
Nakano demitiu Renato Rainha, que chefiava a poderosa Secretaria de Governo, como este portal revelou ainda em dezembro. Ele teria sido exonerado por não corresponder em área vínculada à pasta que comandava. “Há uma insatisfação com a comunicação”, disse um membro do governo. Romeu Nicolatti Tavares, uma das figuras mais próximas a Nakano, foi nomeado novo secretário – ele já era titular da Secretaria de Cultura, que agora acumula.
No dia da saída de Rainha, Gilberto Pascom também deixou a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, mas, ao contrário do colega, pediu para sair. Ele combatia desmatamentos e oteamentos clandestinos. Ele teria deixado o governo após pressão de vereadores por reprimir as ações ilegais. Segundo fontes do governo, Pascom pediu demissão por ter sido ameaçado de morte. À época, Rainha e Pascom não quiseram falar sobre a exoneração.
Também na ocasião, este portal questionou Nakano sobre o motivo de Rainha e Pascom terem deixado o governo. Só 24 horas depois, ele respondeu, mas disse que os dois quiseram se desligar. “Pediram para sair. Questões pessoais”, afirmou. No entanto, Pascom, engenheiro civil, logo voltou e assumiu a Secretaria de Obras, no lugar de Fernando Andrade. Nakano desmembrou Serviços Urbanos de Obras – criou nova pasta -, para a qual nomeou Andrade.
Para o Planejamento e Meio Ambiente, Nakano “importou” de Embu das Artes Léo (Leonel) Novais, empresário. Léo é apontado como a liderança que levou o prefeito de Itapecerica ao PL – ele chegou a se filiar ao PT no ano passado, mas já retornou ao antigo partido, o PL, levantou este portal. O novo titular da pasta assumiu o posto no último dia 11. Ele foi secretário de Serviços Urbanos de Embu em 2017 e 2018 no governo Ney Santos (Republicanos).
“Hoje é um dia importante na minha história como um homem público. Dou um passo além na continuidade de um trabalho de mais de 20 anos como gestor e administrador público. Assumo a partir de hoje (11/1) a pasta da Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Itapecerica da Serra”, disse Léo, na posse. Ele agradeceu a Nakano “pelo convite e confiança depositada em mim”. Itapecerica tem 100% do território em área de proteção ambiental.
Outra mudança foi uma “troca de cadeiras”. Antes chefe de Gabinete do prefeito, Edson Carvalho, capitão da PM reformado, assumiu a Secretaria de Habitação, no lugar de João Miranda, ex-vereador e também nome do PL, que agora responde pela Chefia de Gabinete. Esporte passa a ter como titular Geraldo Pedroso. O vice-prefeito Rafael de Oliveira (Podemos) era interino – o então titular Evandro Pinheiro tinha deixado a pasta por ser cunhado do vice.
O outro secretário exonerado foi Manoel Bonfim, da Secretaria de Assuntos Jurídicos. Nakano nomeou para a pasta a advogada Roberta Costa, em mudança polêmica. Sob Roberta pesa a suspeita de ter advogado durante o expediente quando era assessora especial do prefeito. “As ‘amizades’ prevaleceram em detrimento da técnica”, avaliou um conhecedor do governo. Questionado pela reportagem sobre o critério para as mudanças, Nakano preferiu o silêncio.
SUBSTITUIÇÕES E REMANEJAMENTOS NO SECRETARIADO DO GOVERNO FRANCISCO NAKANO (PL)
– Secretaria de Governo, Ciência e Tecnologia (Departamento de Comunicação)
Nomeado – Romeu Nicolatti Tavares (também secretário de Cultura)
Saiu – Renato Rainha
– Secretaria de Assuntos Jurídicos
Nomeada – Roberta Michelle Costa
Saiu – Manoel Bonfim
– Secretaria de Obras
Nomeado – Gilberto Pascom Junior
Remanejado – Fernando Andrade (assumiu a nova Secretaria de Serviços Urbanos)
– Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente
Nomeado – Leonel Augusto Novais Filho (Léo Novais)
Remanejado – Gilberto Pascom Junior (assumiu a Secretaria de Obras)
– Secretaria-Chefia de Gabinete
Nomeado – João Miranda
Remanejado – Edson Carvalho (assumiu a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano)
– Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano
Nomeado – Edson Carvalho
Remanejado – João Miranda (assumiu a Secretaria-Chefia de Gabinete)
– Secretaria de Esporte e Lazer
Nomeado – Geraldo Luís Pedroso
Remanejado – Rafael de Oliveira exercia o cargo como interino, em substituição a Evandro Pinheiro, que saiu por ser cunhado do vice-prefeito (Lei Antinepotismo)