Alex Pires supera Cícero Costa e é eleito presidente da Câmara de Itapecerica

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Especial para o VERBO ONLINE

O vereador Alex Pires (PSDB) foi eleito na noite desta terça-feira, dia 9, novo presidente da Câmara de Itapecerica da Serra, em disputa acirrada contra o atual chefe do Legislativo, o também peessedebista Cícero Costa, por 7 votos a 5. O restante da mesa-diretora foi escolhido por voto unânime dos 12 membros da Casa. Professor Ernandes (PT) ficou na mesa e foi eleito vice-presidente, Professor Jonas Feijó (PSD), 1º-secretário, e Dr. Zé Martins (PMDB), 2º-secretário.

Alex Pires (centro), do PSDB, presidente, Ernandes (esq.), PT, vice, e Feijó, PSD, 1º-secretário da nova mesa

Em eleição em data conforme o regimento interno da Câmara, na última sessão ordinária no biênio (2013-2014), Pires recebeu votos de Hércules da Farmácia (PMDB), Ernandes, Gerson Lazarin (SDD), Feijó, Sangue Bom (PDT) e Fabinho Gêmeos (PV), além do próprio voto. Em Costa votaram Toninho Trolesi (PTB), Zé Hélio (PSD), Dr. Ramon Corsini (PSDB) e Zé Martins, além do voto em si. Foram eleitos ainda 1º e 2º suplentes, respectivamente, Lazarin e Gêmeos.

A disputa para presidente estava entre Cícero e Hércules da Farmácia, mas o peemedebista retirou a candidatura em favor de Pires. Hélio, atual vice-presidente, alegou motivos pessoais. Lideranças políticas e moradores acreditam que a desistência tenha relação com denúncia feita ao Ministério Público por munícipe de que o vereador oferece favores a usuários em serviços da Autarquia Municipal de Saúde em troca de apoio eleitoral. Hélio nega e rechaça as acusações.

Pires e Costa eram candidatos da situação – são do partido da vice-prefeita Regina Corsini. Com o eleito da situação, o prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB), não deverá ter dificuldade em ter colocados projetos para serem votados e mesmo aprovados – no máximo, algum pedido de vista. Eles também mantêm relação política tranquila. “Tiveram umas rusgas no início do ano por causa de enchentes [na cidade]”, disse um morador assíduo às sessões.

Na realidade, Pires e outros dez vereadores não são oposição ao prefeito, nem o do PT, apenas Sangue Bom, que não foi eleito para fazer parte da mesa. O novo presidente é tido de perfil popular, mas discreto, não entra em debates, usa a tribuna só quando considera indispensável e não é de ir muito a reuniões políticas. Pires, 40, segundo mais votado em 2012 (2.059 votos) para a Casa, integra a destacada Comissão de Finanças e Orçamento, como vice-presidente.

Apesar das conversas e articulações para composição da mesa, o desfecho da eleição não gerou reações, com exceção do questionamento aos cinco votos para Costa. Na galeria, munícipes falavam “Por que não o Alex?”. “O Cícero veio para uma reeleição e o povo ali não quer ver continuísmo”, falou o morador. Costa reconheceu a derrota, proclamou o resultado e declarou a posse da nova mesa-diretora para biênio de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2016.

comentários

>