ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O prefeito Ney Santos (Republicanos) declarou no dia 22 que irá apoiar a irmã Ely Santos (Republicanos) para deputada federal e Eduardo Nóbrega (MDB) para deputado estadual em 2022 – Ely assumiu uma cadeira no Congresso no último dia 9 como suplente. Ney fez o anúncio em Taboão da Serra, ao se reunir com o prefeito Aprígio (Podemos), cinco dias depois de criar a taxa de lixo para os embuenses pagarem no ano eleitoral.
Ney ia ser candidato a deputado federal em 2022, conforme informou o VERBO em primeira mão. No dia das eleições, em 15 de novembro de 2020, este portal revelou áudio gravado nove meses antes, em março, em que o então candidato a vice, Hugo Prado (MDB), conta a uma liderança o plano de Ney de abandonar a prefeitura. “O projeto […] é o Ney prefeito, eu vice. E Ney deputado federal em 2022, eu assumo a prefeitura”, afirmou.
No entanto, condenado no mês passado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) à inelegibilidade até 2024 por usar recursos de facção criminosa na eleição a prefeito em 2016, Ney teve de desistir do plano traçado. Com a maior derrota jurídica na trajetória, ele negociou para um deputado do Republicanos abrir mão do mandato para Ely – suplente após derrotada na eleição em 2018, com frustrantes 49.426 votos – assumir e relançar a irmã em 2022.
Ney que costurou, no segundo turno em Taboão, a aliança do candidato derrotado Nóbrega com Aprígio, com acordo para o hoje secretário do prefeito de Taboão ser candidato a deputado estadual em 2022 – para impedir novo mandato de Analice Fernandes (PSDB) -, como revelou também este portal. Em briga com Fernando Fernandes (PSDB) que enterrou a chance de ser candidato a prefeito do governo, Nóbrega apoiou Ely em 2018.
Em entrevista ao “SP Repórter”, no dia 22, ao lado de Nóbrega e Aprígio, no gabinete do prefeito de Taboão, Ney confirmou apoiar o aliado à Assembleia Legislativa em 2022, além Ely, a federal. “A dobrada com o Eduardo seria natural acontecer, a gente faz parte do mesmo grupo político. Mas hoje, na decisão que o Aprígio tomou, a gente oficializa. Quem vai ganhar não é só Aprígio, Ney, Eduardo e Ely, mas todas as cidades da região”, declarou Ney.
No entanto, Ney anunciou a “dobrada” Ely-Nóbrega com um “cartão de visita” nada convidativo. No dia 17, ele aprovou na Câmara Municipal – com voto dos “submissos” vereadores governistas presentes – a criação da taxa de saneamento ambiental, mais conhecida como taxa de lixo. Indignados, os contribuintes de Embu vão começar a pagar novo tributo justamente no ano em que Ney vai andar abraçado a Ely e Nóbrega para pedir voto na cidade.
OUÇA NEY CONFIRMAR QUE VAI APOIAR NÓBREGA A ESTADUAL, ALÉM DE ELY, APÓS CRIAR TAXA DE LIXO