ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Dois ladrões em uma moto fizeram um arrastão e realizaram pelo menos três assaltos em plena luz do dia, na tarde deste domingo (10), no Parque Marabá, em Taboão da Serra, mas acabaram atropelados por um motorista que teria sido uma das vítimas – moradores gravaram os criminosos em ação e ao serem atingidos pelo carro. Os roubos cresceram mais de 10% em Taboão de janeiro a agosto em relação ao mesmo período do ano passado.
Em moto vermelha e preta sem placa, os ladrões roubaram o motorista de um carro preto que estaria estacionado. Audacioso, o garupa deu uma “pausa” na abordagem e apontou a arma para um veículo prata que passava. Como o condutor não parou, o criminoso golpeou com a arma o teto do automóvel, sem conseguir, porém, cometer o roubo no “atacado”. Após assaltar e deixar a vítima aborbada no prejuízo, a dupla subiu a via tranquilamente.
Logo em seguida, os criminosos pararam o motorista de um carro branco que estaria a trabalho – a pessoa levava escadas. Após não conseguir abrir a porta, o garupa realizou o assalto e pôs mais objetos roubados na mochila às costas do comparsa na moto. Quando a porta do passageiro abriu, ele voltou a apontar a arma para a vítima, mas deixou o local. Ele mirou para outro veículo que passava, mas como o condutor acelerou não conseguiu abordar.
Após roubarem um pedestre, os criminosos, sobre a moto, foram atropelados por um carro prata, aparentemente o mesmo que foi golpeado pelo garupa. A moto ficou caída no local. Em uma rede social, o secretário-adjunto de Segurança de Taboão, tenente Dacal, relatou que “a dupla que estava em uma moto foi atropelada por uma suposta vítima na rua Vicente Pereira” e que os assaltantes, apesar de feridos, renderam outro motorista e fugiram.
Porém, três horas depois, Dacal informou que a Guarda Municipal encontrou um dos assaltantes e recuperou carteiras, cartões, relógios, alianças e vários celulares. “Nossas equipes da GCM conseguiram prender um ladrão. São os mesmos que foram atropelados por um cidadão. O outro está foragido, mas estamos fazendo buscas para prendê-lo”, disse. Ele orientou as vítimas a procurar a 2ª Delegacia de Taboão para recuperar o bem roubado.
Em avanço da violência, Taboão registrou de janeiro a agosto 1.555 roubos, contra 1.388 no mesmo período em 2020, aumento de 12%. Os 1.555 registros representam seis roubos por dia, em média, ou um a cada quatro horas. Só em agosto, a cidade teve 206 assaltos, ante 159 no mês no ano passado, acréscimo de 30%. Já no segundo quadrimestre, Taboão computou 849 roubos, 29% a mais em relação aos 658 casos de maio e agosto de 2020.
VEJA VÍDEOS DOS ASSALTANTES EM AÇÃO NO MARABÁ E AO SEREM ATROPELADOS POR SUPOSTA VÍTIMA