ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em São Paulo
Na segunda-feira (11), “emenda de feriado”, o rodízio municipal de veículos – no centro expandido da cidade de São Paulo – estará suspenso. Mas as outras restrições na capital continuam na segunda, como a proibição ao tráfego a carros de passeio na faixa de ônibus, a zona máxima para circulação de caminhões e fretados, a Zona Azul. Já na terça-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, o rodízio e também as outras restrições serão suspensas.
No feriado, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação horária de domingo. Na segunda, a operação será de dia útil normal. As linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô vão funcionar na segunda com oferta de trens de dia útil e na terça, equivalente a um domingo. As equipes estarão prontas para ajustes. Os demais ramais terão funcionamento normal, inclusive com frota semelhante à de domingo no dia 12.
As agências bancárias ficarão fechadas no feriado de Nossa Senhora Aparecida em todo o país, inclusive nas cidades em que o feriado foi antecipado para aumentar o isolamento social por conta da pandemia de covid-19. Na segunda, os bancos abrem normalmente – onde não for feriado municipal. As contas de consumo, como água, energia, telefone e os carnês com vencimento em 12 de outubro poderão ser pagos, sem taxas, na quarta.
Os postos do Poupatempo, inclusive de Taboão da Serra, estarão fechados na terça. Na segunda, as unidades vão funcionar exclusivamente para o mutirão do RG, para atendimento aos pedidos de carteira de identidade, durante o expediente normal de cada local. Os canais digitais – com mais de 150 opções online – estarão à disposição da população mesmo durante o feriado prolongado. O Bom Prato de Taboão abre segunda e não funciona no dia 12.