Pontos de ônibus de Itapecerica da Serra ganham painéis informativos sobre a fauna e flora local

Especial para o VERBO ONLINE

Ponto de ônibus em Itapecerica com informativo sobre a onça-parda, uma das 26 paradas já com painéis acerca da fauna e da flora no município | Divulgação

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

Pontos de ônibus de Itapecerica da Serra estão recebendo painéis com informações sobre a fauna e a flora no município, que se destaca pela variedade de plantas e animas e riqueza de mananciais, ao ter território inserido no bioma da mata atlântica. Além de informar sobre o potencial da natureza local, o projeto de divulgação visa conscientizar a população a preservar com o objetivo de tornar a biodiversidade principal identidade da cidade.

Vinte e seis pontos de ônibus de Itapecerica já ganharam os painéis, dos quais dez receberam adesivos de caráter informativo sobre as espécies de fauna nativa da mata atlântica no geral. Os informativos contêm o nome do animal, nome científico e informações a respeito dos locais de habitat da espécie, situação de preservação e hábitos, além de uma grande foto que reforça a presença da espécie existente nas matas do municípo.

O projeto começou com a instalação do informativo na avenida principal da cidade, a XV de novembro, que recebeu o tema de folhagens remetendo à diversidade da flora local e as imagens de animais, como sagui de tufos pretos (“callithrix penicillata”), onça parda (“puma concolor”), jaguatirica (“leopardus pardalis”) e bugio-ruivo (“alouatta guariba”) – uma pequena parte da diversidade de mamíferos da fauna silvestre existente na mata local.

Os painéis também têm instruções para a população sobre como deve agir quando se deparar com os animais, com orientação de sempre deixar a espécie seguir a rota natural e, se necessário, contatar o serviço especializado. No site, a prefeitura não informa o custo do projeto. Em postagem da administração sobre a iniciativa, porém, moradores cobram o combate ao desmatamento, coleta seletiva e até instalação de pontos em alguns bairros.

comentários

>