ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra concedeu no último dia 24 o título de “Cidadão Itapecericano” ao bispo da Diocese de Campo Limpo (Igreja Católica), dom Luiz Antônio Guedes, “pelos bons serviços prestados ao município”. O vereador Allan Dias (PSDB) é o proponente da honraria, por meio do projeto de decreto legislativo nº 399/2021, que foi aprovado por unanimidade. O bispo vai receber a homenagem no início do mês que vem.
A chamada Igreja particular conduzida por dom Luiz é sediada no bairro do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, mas tem território que abrange os seis municípios da microrregião, entre eles Itapecerica, o mais histórico da comunidade católica local – a partir de 1979, a cidade deu nome a uma vasta área pastoral quando era parte da Arquidiocese de São Paulo, a Região Episcopal Itapecerica da Serra, até 1989, quando foi criada a atual diocese.
Bispo dos católicos da região desde 2008, dom Luiz esteve dezenas de vezes em Itapecerica. Na considerada principal visita, ele presidiu a missa festiva em comemoração aos 30 anos da diocese, no ginásio de esportes do município, em 2 de junho de 2019, que reuniu cerca de 9 mil pessoas. Itapecerica conta com sete paróquias, entre elas o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, além de outras 24 igrejas (comunidades).
Allan concedeu a honraria ao líder da Igreja Católica em agradecimento pelo serviço em favor dos munícipes. “A iniciativa de dar o título de ‘Cidadão Itapecericano’ para dom Luiz é em reconhecimento e gratidão por todo o trabalho que o nosso bispo tem realizado em toda a diocese, em especial na nossa cidade, pelo seu empenho e dedicação em atender a todos os fiéis católicos e principamente os mais necessitados”, disse o vereador ao VERBO.
Nascido no interior de São Paulo (Mogi Mirim), em 1945, dom Luiz está próximo da aposentadoria, que é concedida pelo papa, pela regra da Igreja. “De modo especial, quando ele comemora 75 anos, idade que pelo Código de Direito Canônico todo bispo deve apresentar a carta de renúncia, expresso o nosso respeito a dom Luiz, dando a ele a mais importante homenagem que a nossa cidade possui, o título de ‘Cidadão Itapecericano'”, declarou Allan.
Dom Luiz receberá o título no dia 1° de outubro, em Itapecerica, no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, após a missa que celebrará, às 20h. Os padres das 11 paróquias da Forania de Itapecerica (quatro de Juquitiba e São Lourenço da Serra) devem estar presentes. O prefeito Francisco Nakano (PL) e prefeitos da região foram convidados. Procurado pela reportagem, dom Luiz disse que vai se pronunciar após receber a honraria.