Aprígio ‘descumpre’ palavra e manda derrubar casas e abrir valas no Pq. Laguna

Especial para o VERBO ONLINE

Máquina derruba casas e abre valas no loteamento do Laguna, com ordem de funcionários da Defesa Civil e escolta de GCMs em viatura e motos | Reprodução

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Menos de dois meses depois de dizer querer diálogo com os moradores, o prefeito Aprígio (Podemos) mandou nesta sexta-feira (10) funcionários e máquina ao loteamento do Parque Laguna para derrubar casas e abrir buracos nas ruas para impedir o acesso das famílias com carros. Vídeos obtidos pelo VERBO mostram retroescavadeira ao destruir moradias, sob ordem de agentes da Defesa Civil e escolta de guardas municipais em viatura e motos.

Aprígio se reuniu com os moradores do loteamento no local em 14 de julho e prometeu não retirar as famílias que compraram lote e construíram na “parte de baixo”, mas afirmou que não ia permitir novas construções na “parte de cima” do terreno. Ele disse, porém, querer o “cadastro de todo mundo” para verificar se a obrigação de tirar da área irregular é “de quem vendeu”, mas se for da prefeitura “vamos tirar e deixar onde não corram risco de morte”.

Segundo a comunidade, porém, Aprígio não cumpriu a palavra. “Eles [Defesa Civil] falaram que em todo lugar que tiver fazendo construção vão derrubar. Se insistir, eles falaram que vão fechar de novo lá embaixo. Se insistir de novo, vão mandar cortar a luz e a água. A gente tem que se unir, na reunião que teve, ele [prefeito] falou que era para fazer daqui para cá. É tudo conversa dele, estão querendo tirar todo mundo”, relatou um morador às famílias.

Aprígio teria retaliado as famílias do loteamento com a ação nesta sexta. “Ontem [quinta-feira], a gente estava no nosso grupo [rede social], conversando sobre fazer uma ‘vaquinha’ para todo mundo comprar concreto para jogar nas ruas. E ele [prefeito] tem um olheiro no grupo. Hoje, ele já respondeu com essa ação contra a gente. O Aprígio, mais uma vez, veio abrir buraco e quebrar as casas, ele descumpriu a palavra”, disse uma moradora à reportagem.

A munícipe que alerta que Aprígio não quer a fixação na “parte de cima” do terreno não por preocupação com a integridade das famílias do local. “É a área do interesse do prefeito, ele não quer que faça mais nada. O Aprígio não é bobo, a parte que ele quer não tem muitas construções, o pessoal comprou, mas está deixando plano para construir. É a parte do ‘peito’, justamente atrás do terreno que a filha dele, a Samara, comprou”, afirmou.

OUÇA MORADOR DO LOTEAMENTO RELATAR AVISO DA DEFESA CIVIL DA GESTÃO APRÍGIO DURANTE AÇÃO

GOVERNO APRÍGIO DERRUBA CASAS E ABRE VALAS EM RUAS DO LOTEAMENTO DO PQ. LAGUNA NESTA 6ª

LEIA+ Aprígio ameaça loteamento no Laguna em ‘área próxima à propriedade da filha’

comentários

>