Em ‘descaso crônico’, governo Aprígio faz esperar na fila para chegar para vacinar

Especial para o VERBO ONLINE

Moradores em fila imensa na Armando Andrade após as 8h sem os profissionais da Secretaria da Saúde da gestão Aprígio na escola para vacinar | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Em desorganização “crônica”, o governo Aprígio (Podemos) faz a população esperar na fila para depois chegar para vacinar contra a covid-19. Desde o dia 30, a Secretaria de Saúde imuniza adolescentes e adultos em 12 escolas e um parque – das Hortênsias – próximos às 13 unidades de saúde e não mais nas UBSs. Além de a vacinação iniciar mais tarde, às 8h, em vez das 7h, como nas UBSs, os profissionais ainda atrasam e chegam depois do horário.

Na segunda (6), o VERBO noticiou uma moradora reclamar que no dia 30 acompanhou uma adolescente para receber a primeira dose contra covid-19 na escola municipal Armando Andrade, “polo” da UBS Suiná, e se deparou com o portão fechado. “Estou na fila da vacinação com a minha filha, de 16 anos, conforme o cronograma da PMTS [envia avisos da prefeitura]. E não tem nenhuma pessoa da área da saúde aqui, para atender o pessoal”, contou.

A munícipe chegou à escola pouco antes do horário anunciado pela prefeitura para começar a imunização, às 7h50. “A vacinação deveria ter sido iniciada às 8h. O atendimento ao público, […] triagem pelos funcionários da UBS, só começou quase às 9h. Duas funcionárias da Secretaria de Saúde só passaram pela fila por volta das 9h30. [Só] Alguns minutos depois saiu a primeira menor realmente vacinada. Saímos somente às 10h15”, disse, aborrecida.

A mãe, que procurou este portal enquanto aguardava, contou mais, em evidência de que a desorganização é da cúpula da pasta. “Liguei no Suiná e a funcionária informou que ainda estavam por lá, aguardando o carro da Secretaria da Saúde”, disse à reportagem, às 8h40. “As pessoas aqui na fila ligaram na secretaria e informaram que o carro está a caminho, no itinerário tem duas escolas, chegarão em 20 minutos ainda!!! Denúncia!”, falou, às 8h47.

Nesta sexta-feira (10), o “desrespeito” se repetiu. Quando já passava das 8h, uma moradora gravou um vídeo de grande número de pessoas esperando para se vacinar na mesma escola sem ter profissionais para aplicar a dose. “Olha aqui, já são 8h15, está todo mundo na fila, e não há retorno. Segundo a escola, estão aguardando o pessoal da Secretaria da Saúde, que nada, não dá resposta nenhuma!”, relatou, ante munícipes com expressão de irritação.

Outro “sintoma” do despreparo do governo, considerado o mais grave, é não acionar pessoal necessário para vacinar. Segundo avaliação de moradores, ao ter de atender público-alvo ainda mais numeroso, o de adolescentes, além de adultos no período de receber já a segunda dose, a gestão Aprígio tirou a vacinação das UBSs e pôs nas escolas para “esconder” as filas imensas do portão para dentro, ao colocar só um profissional para vacinar.

OUTRO LADO
O VERBO questionou o secretário José Alberto Tarifa (Saúde) e a adjunta Thamires May sobre a pasta deixar a população na fila ao começar a vacinar sempre depois do horário. Eles ignoraram. Moradores já pedem a demissão de Tarifa, por vários problemas de atendimento. Thamires divulga ser gestora “revelação”. “Essa é a realidade das escolas em Taboão, todos os dias está sendo assim, escondendo a realidade atrás do muro”, apontou um morador.

VEJA FILA NA ESCOLA ARMANDO ANDRADE SEM VACINADORES NO HORÁRIO NO DIA 30 E NESTA 6ª-FEIRA

Fonte: David da Silva/blog ‘Bar & Lanches Taboão’
Vídeo enviado por leitor do VERBO

MORADORA DENUNCIA QUE NO DIA 30 ESPEROU NA FILA APÓS 8H SEM TER FUNCIONÁRIOS PARA VACINAR

INDAGADOS SOBRE O ATRASO NO INÍCIO DA VACINAÇÃO NO ‘POLO’ UBS SUINÁ, TARIFA E THAMIRES CALAM

comentários

>