ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
O prefeito Francisco Nakano (PL) nomeou o advogado Gerson Brito como secretário de Segurança, Trânsito e Transporte de Itapecerica da Serra, em substituição ao GCM Ivan Carneiro. Brito foi empossado na sexta-feira (3). Ele foi secretário municipal de Taboão da Serra por oito anos – na gestão Fernando Fernandes (PSDB) -, primeiro da Segurança e depois de Transporte e Mobilidade Urbana. O novo titular da pasta indica ter uma missão desafiadora.
O novo secretário avalia que a equipe que comandará terá muito trabalho, sobre áreas complexas. “Tomei posse na tarde de sexta-feira e estou agradecido com o convite. Estou ciente de que os desafios são grandes. A segurança pública, trânsito e transportes são atribuições de uma mesma secretaria. A cidade tem 151 km² de extensão e uma população de quase 180 mil habitantes, então dá para imaginar as peculiaridades da pasta”, disse Brito ao VERBO.
Frente a Taboão, Itapecerica tem território sete vezes maior, embora com mais de cem mil habitantes a menos. “No entanto, os seus problemas não diferem dos demais municípios metropolitanos. Prometo, como sempre, trabalhar muito para alcançar as metas”, afirmou Brito. O site da prefeitura lista nove atribuições da pasta, como coordenar os trabalhos da Guarda Civil Municipal e “implementar as atividades de engenharia e a operação de tráfego”.
Cabe ainda à pasta credenciar agentes para fiscalização de trânsito e transportes; organizar e operar os sistemas de transporte coletivo e de cargas, integrados aos de trânsito e transporte intermunicipal; celebrar convênios e contratos com entes públicos ou privados em prol do transporte de passageiros; executar as normas de trânsito, o que inclui a aplicação de multas; e autorizar os serviços de táxi, veículos de aplicativos e transporte coletivo.
Na Segurança, a gestão Nakano tem como uma das prioridades criar a Patrulha Guardiã Maria da Penha, entre outras ações de proteção à mulher. “À medida que avançarmos nos projetos definidos pelo prefeito, traremos as novidades à população. Agradeço ao doutor Nakano, pela oportunidade, e à Câmara Municipal, que trabalha em verdadeira simbiose com o Exeutivo na busca de soluções para os problemas do município”, disse Brito.
O VERBO perguntou ao prefeito qual é a principal missão de Brito à frente da pasta. Nakano não respondeu. Em entrevista coletiva no último dia 11, ele prometeu ampliar o efetivo de GCMs – hoje em torno de cem agentes – e o videomonitoramento. “Foram instalados 13 detectas, que não são radares. É para ver se o carro é roubado, se tem problema de IPVA. Temos um sistema de monitoramento, mas é insuficiente. Temos perto de 30 câmeras”, disse.