ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE
A primeira medalha da bocha para o Brasil no Japão é de Maciel Santos, cearense que já morou em Embu das Artes. Ele derrotou o tailandês Worawut Saengampa por 4 a 3 e conquintou o bronze no individual da classe BC2 (sem auxílio de ajudantes) nas Paralimpíadas de Tóquio, na noite desta terça-feira (31), no Centro de Ginástica de Ariake. O brasileiro completou a honraria que faltava – é ouro nos Jogos de Londres 2012 e prata na Rio 2016.
Maciel enfrentou nada menos que o campeão mundial no individual e por equipes em 2018 e ouro por equipes há cinco anos, nas Paralimpíadas do Rio. Mas mostrou que é um dos principais nomes da modalidade e abriu 2 a 0. Porém, o tailandês reagiu e empatou em 3 a 3, ao liberar a bola branca (“jack”) com arremesso primoroso. No entanto, Maciel jogou ainda com mais brilhantismo para encostar na bola, selar o 4 a 3 e garantir lugar no pódio.
Maciel morou em Embu até 2013, quando se mudou com a mulher Daniela e os filhos Mateus e Miguel para Mogi das Cruzes (Grande SP) para se dedicar aos treinos, ao atender pedido da seleção brasileira. Ele começara a treinar em Mogi em 2011 para ser ouro – alcançou – em 2012, quando ainda vivia em Embu. A torcida embuense festejou o bronze. “Parabéns, Maciel Santos”, vibrou a moradora Simone Santos. Maciel faz 36 anos no próximo dia 5.