Na vaga de Paulinho, Bressan (PSDB) assume como vereador, mas aliado a Aprígio

Especial para o VERBO ONLINE

Marcos Paulo (PSDB) pede afastamento de 90 dias durante sessão, online; Bressan assumirá cadeira de vereador como membro da base de Aprígio | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O assessor parlamentar e ativista LGBTQIA+ Wanderley Bressan vai assumir como vereador de Taboão da Serra, como primeiro suplente do PSDB, no lugar do vereador Marcos Paulo (PSDB), que pediu licença do cargo eletivo nesta terça-feira (31). Bressan foi candidato aliado do prefeiturável engenheiro Daniel (PSDB) nas eleições de 2020 e se contrapôs ao grupo político de Aprígio (Podemos), mas, conforme o VERBO apurou, não será oposição.

Paulinho pediu licença durante a sessão e alegou questão particular, sem entrar em detalhes. “Presidente, eu tenho um comunicado importante a fazer, de ordem pessoal […]. Estou encaminhando à mesa-diretora um pedido de afastamento do mandato por três meses. Tenho compromisso com a nossa população, com a Câmara Municipal, com os colegas vereadores, mas preciso desse curto espaço de tempo por questões pessoais”, disse o vereador.

Conforme este portal apurou, Paulinho está nos Estados Unidos com a família e só retornaria ao Brasil após a mulher, grávida, dar à luz. Ele estaria fora já há mais de dois meses, apesar de participar normalmente da sessão, que na Câmara de Taboão ainda é online – no vídeo, ele aparece em “close”, como a evitar dar pistas sobre o paradeiro. Ele não poderia permanecer fora de Taboão mais do que 15 dias sem pedir afastamento do cargo.

Moradores souberam da viagem e criticavam o vereador por deixar a cidade “às escondidas”. “Sabia que o Marcos Paulo está nos Estados Unidos e ficará lá até o filho nascer? Esse não é o problema, [o problema é que] está ganhando sem trabalhar”, questionou um munícipe. Ele também não foi poupado por aliados de Aprígio, a quem se aliou. “O Paulinho está fora do país há dois meses. Todos os vereadores sabem”, disse um membro do governo.

Paulinho está no terceiro mandato consecutivo. Ele foi o mais votado nas eleições no ano passado, ao ter 4.444 votos, aumento de 7% em relação a 2016, quando teve 4.148. Procurado pela reportagem, ele não respondeu. Já Bressan vai ocupar a cadeira do Legislativo taboanense pela primeira vez. Ele teve 2.171 votos. Mas não foi a primeira eleição à Câmara que disputou, em 2012 concorreu, pelo PT, ao qual era filiado desde os 16 anos (2004).

Sem espaço após revezes eleitorais do PT, Bressan migrou para o rival histórico, o PSDB, em pragmatismo que ruborizou ate os mais heterodoxos ex-companheiros. Fora do PT em fevereiro de 2017, ele logo pousou no ninho tucano pelas mãos dos Fernandes, o ex-prefeito Fernando e a deputada estadual Analice. Em maio de 2018, foi nomeado secretário de Cultura de Taboão. Atualmente é assessor de Analice na Assembleia Legislativa.

Contudo, Bressan deverá compor o governo Aprígio, mesmo tendo durante a campanha eleitoral atacado ideias do então prefeiturável, como a fusão da Cultura a outra pasta. Conforme o VERBO apurou, ele teve uma conversa tensa com os Fernandes e indicou que irá integrar a base governista aprigista. Ele teria acatado a “condição” dos vereadores para ocupar a cadeira, ou seja, assumir como aliado do prefeito. Procurado, ele não respondeu.

Apesar do “acordo” prévio, os vereadores – todos “negociados” com Aprígio – procuraram passar imagem de desconhecimento sobre o substituto de Paulinho. O presidente Carlinhos do Leme (PSDB) chegou a dizer não saber quem seria o suplente. “A gente precisa mandar um ofício para a Justiça Eleitoral, tudo dentro do trâmite legal, [para saber] quem é o suplente, se saiu ou não do partido. Essa informação, não tenho de imediato”, disse.

Menos de cinco minutos depois, Anderson Nóbrega (MDB), entusiasta “aprigista”, “abriu o jogo”. “Nós todos sabemos aqui que é o Wanderley Bressan. Desejo sorte a ele na vinda para a Câmara, neste novo processo. Que Vossa Excelência possa assumir, fazer um grande trabalho com todos os vereadores, que realmente fazem um trabalho excente em conjunto com o prefeito Aprígio”, discursou. Bressan deve assumir na próxima terça-feira.

OUÇA PEDIDO DE MARCOS PAULO PARA SE AFASTAR POR 90 DIAS NA SESSÃO NESTA 3ª; BRESSAN ASSUMIRÁ

comentários

>